Poucas surpresas na lista dos indicados ao Oscar 2013, que foi divulgada nesta quinta-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Entre elas, está a tripla indicação de “Amour”, de Michael Haneke. Vencedor do Festival de Cannes 2012, o longa foi nomeado aos prêmios de melhor filme, melhor filme em língua estrangeira e melhor roteiro.
O longa “Lincoln”, sobre o presidente norte-americano, lidera a lista com 12 indicações, entre elas seis prêmios técnicos.
A cerimônia de nomeação foi comandada pela atriz Emma Stone (“O Espetacular Homem-Aranha”) e por Seth MacFarlane, que neste ano também apresenta a premiação. Esta é a primeira vez na história em que isso ocorre. Farlane é diretor do controverso “Ted” e criador da série de animação “Family Guy”.
“O Palhaço”, de Selton Mello, representante brasileiro a uma vaga entre os finalistas de melhor filme estrangeiro, já havia sido eliminado em 21 de dezembro, quando foi divulgada lista de nove finalistas para a categoria. O único representante latino entre os estrangeiros é “No”, de Pablo Larraín, que é estrelado por Gael García Bernal e, entre seus produtores, conta com o brasileiro Daniel Dreifuss.
Os vencedores serão conhecidos em 24 de fevereiro, quando a Academia entrega seus prêmios em Los Angeles.
CONFIRA A LISTA DE INDICADOS:
FILME: “Indomável sonhadora”, “O lado bom da vida”, “A hora mais escura”, “Lincoln”, “Os Miseráveis”, “As aventuras de Pi”, “Amour”, “Django livre” e “Argo”.
ATOR: Daniel Day-Lewis, Denzel Washington, Hugh Jackman, Bradley Cooper e Joaquin Phoenix.
ATRIZ: Naomi Watts, Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Emmanuelle Riva e Quvenzhane Wallis.
ATOR COADJUVANTE: Christoph Waltz, Philip Seymour-Hoffman, Robert De Niro, Tommy Lee Jones e Alan Arkin.
ATRIZ COADJUVANTE: Sally Field, Anne Hathaway, Jacki Weaver, Helen Hunt e Amy Adams.
FILME ESTRANGEIRO: “Amour”, “No”, “War witch”, “A royal affair” e “Kon tiki”.