A capital paranaense recebe hoje um dos maiores saxofonistas do Brasil. O eclético Leo Gandelman se apresenta, às 20h, no Teatro da Caixa, com um repertório composto por músicas que marcaram seus 21 anos de carreira solo. O show também marca o lançamento do novo DVD Sabe Você, que conta com uma releitura de diversos hits da música popular brasileira (MPB).
Para a apresentação, Gandelman traz o melhor da MPB com clássicos de Chico Buarque, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Dolores Duran. Para o saxofonista, o show é um reencontro dele com os músicos David Feldman (teclado), André Vasconcellos (baixo) e Allen Pontes (bateria), que o acompanham durante quase toda a carreira.
“É um show especial porque marca o nosso reencontro depois de alguns meses em que eu estive envolvido com outros projetos”, conta o saxofonista. No final do ano passado, Gandelman foi a Rússia, onde participou do Moscow City Jazz Festival. O músico também foi ao Peru, onde, sob a Regencia de Issac Karabtchevsky, foi solista convidado da Orquestra Jovem de Caracas.
Para o público curitibano, Gandelman promete um presente, que ele não revela para não estragar a surpresa. O músico ressalta ainda que o show também é uma homenagem ao amigo curitibano Juliano Zanone, com quem fez parceria e montou o estúdio Zaga Music, no Rio de Janeiro. “Vou fazer um convite a ele para dar uma canja comigo. Vamos ver se ele aceita”, brinca.
As músicas do DVD, lançado pela EMI Music Brasil, são uma releitura de baladas brasileiras contando com participações especiais de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Melodia, Leny Andrade, Ney Matogrosso, Joel Nascimento e Leila Pinheiro.
Gandelman
A versatilidade e a criatividade são marcas registradas que fizeram com que fosse eleito “o Melhor Instrumentista Brasileiro” durante 15 anos consecutivos, pelo concurso “Diretas na Música” do Jornal do Brasil. Ele já gravou dez discos ao longo da carreira, com mais de 500 mil de cópias vendidas.
Com o CD Radamés e o Sax, Gandelman ganhou o premio TIM 2007 como “Melhor Disco Instrumental” e “Melhor produtor”. Ganhou o prêmio de “Melhor Trilha Sonora” por “Estrela Solitária”, no Festival de Cinema de Recife e Belém e pela APCA ganhou como “Melhor Instrumentista” em 1990 e “Melhor Produtor” em 1991. Além dos álbuns, Gandelman produziu diversas trilhas para TV e cinema, além de temas de novelas e minisséries, de filmes e documentários.
Serviço
Show de Leo Gandelman. Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro Curitiba). 30 de março, às 20h. Ingressos: R$10 e R$5 (meia) Bilheteria: (41) 2118-5111. Classificação etária: Livre para todos os públicos. Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes). Informações pelo www.caixa.gov.br/caixacultural.