Lendas indígenas contadas na era digital

Como surgiu o fogo? A onça pintada veio de onde? E a Serra do Mar, como apareceu? Respostas para essas e outras perguntas estão nas lendas dos índios caingangues. São histórias fantásticas que buscam no repertório mítico e poético brasileiro explicar o surgimento dos seres e das coisas.

Esses mitos folclóricos são o ponto de partida do espetáculo infantil Paiqueri Piquiri Fiietó, que estreia hoje em Curitiba aproveitando as comemorações do Dia do Índio – 19 de abril.

Na peça, a atriz e arte-educadora Cléo Busatto explora o imaginário da cultura brasileira originado em uma época muito anterior à chegada dos primeiros europeus à América.

Para transmitir esse conhecimento popular às crianças, a pesquisadora resolveu unir duas linguagens bem distantes no tempo: a arte milenar de contar histórias e a tecnologia, utilizando a narração digital.

Em cima do palco, ela interage com projeções em vídeo e sons pré-gravados. Paisagens, animais, jogos para computador e sons da natureza ganham vida e complementam a narração.

O espetáculo é destinado principalmente a alunos de 1.ª a 4.ª séries que entram em contato com histórias antigas através de uma linguagem contemporânea. Esses elementos despertam não apenas o interesse das crianças pela cultura nacional, mas também estimulam a pesquisa de novas tecnologias de informação.

O espetáculo fica em cartaz hoje e amanha e dias 25 e 26 de abril, sempre às 16h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico).

Entrada franca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo