Como surgiu o fogo? A onça pintada veio de onde? E a Serra do Mar, como apareceu? Respostas para essas e outras perguntas estão nas lendas dos índios caingangues. São histórias fantásticas que buscam no repertório mítico e poético brasileiro explicar o surgimento dos seres e das coisas.
Esses mitos folclóricos são o ponto de partida do espetáculo infantil Paiqueri Piquiri Fiietó, que estreia hoje em Curitiba aproveitando as comemorações do Dia do Índio – 19 de abril.
Na peça, a atriz e arte-educadora Cléo Busatto explora o imaginário da cultura brasileira originado em uma época muito anterior à chegada dos primeiros europeus à América.
Para transmitir esse conhecimento popular às crianças, a pesquisadora resolveu unir duas linguagens bem distantes no tempo: a arte milenar de contar histórias e a tecnologia, utilizando a narração digital.
Em cima do palco, ela interage com projeções em vídeo e sons pré-gravados. Paisagens, animais, jogos para computador e sons da natureza ganham vida e complementam a narração.
O espetáculo é destinado principalmente a alunos de 1.ª a 4.ª séries que entram em contato com histórias antigas através de uma linguagem contemporânea. Esses elementos despertam não apenas o interesse das crianças pela cultura nacional, mas também estimulam a pesquisa de novas tecnologias de informação.
O espetáculo fica em cartaz hoje e amanha e dias 25 e 26 de abril, sempre às 16h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico).
Entrada franca.