Com um elenco de 180 alunos – intermediários e formandos – a Escola de Dança Teatro Guaíra apresenta de 11 a 13 de novembro, no Guairão, o espetáculo de fim de ano, Gralha Azul no Paraná. O roteiro e direção do espetáculo é de George Sada e Marlene Tourinho, com músicas de Inami Custódio Pinto. Participação da Orquestra da Escola de Música e Belas Artes, sob a regência do maestro Alexandre Brasolin, do Coral dos Meninos de Angola e da cantora lírica Denise Sartori. Os cenários e figurinos são de Rosa Magalhães com assistência de Ney Souzah.

continua após a publicidade

O espetáculo está dividido em dois atos e foca elementos que caracterizam alguns símbolos da identidade paranaense como a Gralha Azul, o pinheiro (Araucária Angustifolia) e a cultura do povo (o índio, o tropeiro, o fandango). O roteiro baseia-se em seis lendas paranaenses: a Gralha Azul, a Criação do Mundo (Tupinambá), as lendas O Dilúvio (Caiangue), Naipi e Tarobá, Lenda do Iguaçu e Lenda do Fogo – Origem dos campos do Paraná.

?Estou na escola há 15 anos, mas esta é a primeira vez que dirijo sozinho uma montagem da EDTG?, conta Sada, que desde 1992 também cria roteiros para balés. Com longa vivência teatral, antes de ingressar nesse caminho por cinco anos ele dedicou-se à dança. Agora tem a oportunidade de trabalhar com as duas linguagens. O desafio é saber dosar os elementos na condução dos jovens bailarinos.
O trabalho está sendo gratificante. ?Sinto que os bailarinos estão muito felizes. O bailarino, assim como o ator, precisa estar ciente do espetáculo, não adianta só saber a coreografia?, explica. Nesta montagem, especialmente, é preciso imbuir-se da alma e dos ícones paranaenses, para colocar no palco a feição da terra. Não é simplesmente entrar em cena e dançar.

Há mais de dez anos cogitava-se na produção desta montagem, e colocá-la em cena é outro fator gratificante para George Sada. São 38 músicas compostas por Inami Custódio Pinto, há mais de 40 anos. O roteiro original que se fixava na gralha azul, foi reformulado pelo diretor que optou em agregar os vários símbolos do Paraná. Outra novidade é que o espetáculo, com cerca de 90 minutos, não terá intervalo, como acontecia nos anos anteriores.

continua após a publicidade

Ficha Técnica
Concepção: Marlene Tourinho De Brittez. Roteiro original e composição: Inami Custódio Pinto
Co-compositora: Helse M. P. De Carvalho. Roteiro adaptado e direção: George Sada. Assistente de direção: Jocy Beckert Santos. Figurinos e cenário: Rosa Magalhães. Assistente de figurinos: Ney Souzah. Iluminação: Abel Soares. Coreógrafos: Camila Chorilli Firmiano, Cinthia de Andrade, Gisele Kliemann Pacheco, Jair Moraes, Jocy Beckert Santos, Lucilene Almeida, Sabrina Mendes Ortolan. Participação especial: Denise Sartori, Eleonora Greca, Jorge Shneider.

Serviço
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Dias 11 e 12 às 20h30. Dia 13 às 18h
R$ 6,00 (mais dois quilos de alimentos)

continua após a publicidade