Ou isto ou aquilo – famoso livro de poemas para crianças, de Cecília Meireles, está sendo relançado pela Nova Fronteira. Esta edição traz novas ilustrações de Thais Linhares, que dialogam com os poemas e dão asas ao imaginário infantil. É um livro encantado: os versos de Cecília parecem ter música e cores.

Ao falar de sonhos e fantasias que povoam o mundo infantil, ela atrai não somente as crianças, mas gente de todas as idades. Como lembra Luciana Sandroni, na apresentação do livro: “Cecília fez poemas falando das coisas simples da vida: da bola, do vestido, da rua, da lua, do jardim, da amizade…”.

Talvez por isso, seja um livro eterno para todas as gerações que o leram. E foram muitas. Desde seu lançamento, em 1964, é leitura obrigatória em nossas escolas. Uma “obrigação” que é sempre cumprida com prazer. Afinal, é difícil resistir ao Colar de Coral de Carolina, em que as consoantes, C, L e R brincam com as palavras e como o leitor.

Outra fada que escreve para as crianças é Fanny Abramovich, cuja alegria transborda em suas histórias. É o caso de De Surpresa em Surpresa (Editora Saraiva, Coleção Jabuti), com apropriadas ilustrações de Sérgio Pamiro. Através de uma visita da menina Camila ao Municipal, o livro evoca a magia irresistível que um teatro de marionetes exerce em qualquer criança. A autora narra todas as emoções vivenciadas pela personagem, investindo na brincadeira e na criação de neologismos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade