O pianista Leandro Braga, também compositor e arranjador, se apresenta em Curitiba nesta quinta-feira, dia 24 de novembro. No repertório, além de músicas próprias, Leandro insere composições de outros autores numa fusão de jazz e música brasileira.

continua após a publicidade

O pianista contará ainda com a participação dos músicos curitibanos Glauco Sölter (baixo) e Endrigo Bettega (bateria). Conhecido por trabalhar com grandes nomes da música nacional como Fafá de Belém, Chico Buarque, Tim Maia, Zeca Pagodinho, Alcione, Ney Matogrosso e muitos outros, Leandro Braga vem a Curitiba pela primeira vez para mostrar porque é considerado um dos melhores músicos do Brasil. Ele acaba de ganhar o título de melhor arranjador no 4.º Prêmio Rival Petrobras por seu trabalho no álbum Em Cantos Geraes, do cantor mineiro Marcio Lott.

Leandro tem uma carreira sólida como músico, instrumentista, compositor, arranjador a ainda como diretor. Além de seus trabalhos registrados em CD, também atuou como diretor musical em Evita (1983), Somos Irmãs e Policarpo Quaresma – esses últimos na década de 90. Desde seu disco de estréia – And why not? – gravado em Nova York ao lado de feras do circuito jazzístico, Leandro Braga foi colecionando prêmios, além do reconhecimento como um dos mais criativos músicos surgidos no Brasil nos últimos tempos.

Dedicado às profundas raízes da música brasileira, Leandro visitou com seu talento a obra de autores fundamentais como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga – além de participar de discos puro-sangue dos sambistas Alcione, Beth Carvalho, Emilio Santiago e outros. Seus arranjos serviram a artistas como Ivan Lins, Zé Renato, Miúcha e Adriana Calcanhoto. Também participou dos famosos songbooks de João Donnato, Chico Buarque, Djavan, Tom Jobim e Ary Barroso.

continua após a publicidade

Com toda essa bagagem nas costas, Leandro realiza sua primeira apresentação solo em Curitiba. Vindo como palestrante do I Simpósio de Harmonia, promovido pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná), Leandro Braga vai deliciar o povo curitibano com sua música e seu jazz brasileiríssimos.

Discografia

Sua estréia como solista foi em 1992, nos Estados Unidos, quando lançou o disco And why not? Ao lado de Bob Mintzer, David Finck e Romero Lubambo. O disco foi lançado também no México, Europa e Japão. No Brasil, depois de um disco ao lado de Johnny Alf em homenagem a Noel Rosa, o primeiro álbum solo foi Pé na cozinha (1998), primoroso trabalho que ganhou o prêmio Sharp daquele ano. Realizou em 1999 a gravação de A música de Chiquinha Gonzaga e em 2001, sua parceria foi com Claudette Soares. Seu último lançamento foi Primeira dama, álbum em homenagem a dona Ivone Lara, onde o pianista traz a música da grande sambista para o universo dos teclados e faz a própria dona Ivone cantar a música de abertura (que dá nome ao CD) feita pelo pianista em reconhecimento à obra da carioca.

Serviço:

continua após a publicidade

Show com Leandro Braga, no Bar Madrid, na Rua Chile, 2067, às 21h30. Ingressos: R$ 15,00.  Telefone: 3029-1717.