O quinteto "Le Baroque Brexó" se apresenta nesta quinta-feira (4), a partir de 19h30, no Colégio Erasmo Piloto, no Bairro Alto, com entrada franca. Numa palestra-concerto, "a equipe que se afina", nome da apresentação do grupo, faz uma reflexão sobre a qualidade dos relacionamentos e a importância de determinados valores para a harmonia da atuação em equipe na escola, na família e no trabalho. Os temas são abordados pelos consultores Lílian de Bruns Guenther e Sérgio Luiz Spinato.

continua após a publicidade

"Le Baroque Brexó" apresenta músicas brasileiras com arranjos feitos especialmente para o quinteto, levando o ouvinte a um passeio sonoro que inicia com o exotismo do canto ritualístico indígena de tempos imemoriais, passando pelo romantismo até o som da atualidade. A garotada terá a oportunidade de vivenciar uma experiência ímpar, um raro momento musical, proporcionado pela sonoridade da voz de contralto, harpa celta, cravo, cello e flautas.

As apresentações do "Le Baroque Brexó" são descontraídas e o repertório é eclético. Esta é a marca do grupo. As músicas cantadas são sempre entremeadas por músicas instrumentais e por histórias pitorescas ou informativas. "Tiramos as músicas que estão esquecidas no baú da história, mas também repassamos algumas informações, pois valorizamos muito o conhecimento", conta Cora D?Bruns, a solista do quinteto.

A iniciativa de levar o quinteto para a escola partiu do professor de artes Daniel Faria. Ele procurou o núcleo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), na Regional Boa Vista, que intermediou o acesso para a escola. "Propus um estudo sobre o compositor Vila Lobos com os alunos no intuito de torná-lo conhecido das crianças, uma maneira de socializar esse grande compositor da história da música brasileira. Foi a partir deste trabalho que conseguimos, através do núcleo da fundação cultural, na Regional Boa vista, viabilizar a apresentação do "Le Baroque Brexó" em nossa escola, o que por si só já é maravilhoso", diz Daniel.

continua após a publicidade

História

O mesmo gosto musical e a vontade de mostrar os trabalhos realizados. Foi assim, durante um encontro de amigos, que surgiu a idéia de montar o quinteto "Le Baroque Brexó". A finalidade era resgatar músicas desconhecidas ou esquecidas pelo grande público. Passados oito anos e muitas apresentações, o grupo amadureceu e realizou um sonho, o de ter suas músicas gravadas e fazer uma turnê por cidades do Paraná, concretizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do HSBC Bank Brasil e apoio da Senind Engenharia.

Pelo clima intimista, de aproximação, e pela acústica, os componentes do grupo escolhem geralmente os espaços pequenos para suas apresentações. Por isso as igrejas ganham a preferência, mas eles já se apresentaram para públicos de mais de mil pessoas.

continua após a publicidade

Outra característica do conjunto, que costuma realizar récitas beneficentes e apresentações informais em parques, é pesquisar e preparar seu repertório mostrando a exótica sonoridade de instrumentos antigos – entre eles o cravo, a flauta, a harpa, o timbre aveludado do cello – aliados à suavidade da voz grave do contralto. A preferência é por composições consideradas eternas, mas também há espaço para outras, compostas especialmente para o "Le Baroque Brexó".

Serviço
O quê: Le Baroque Brexó
Quando: Quinta-feira (04/08)
Horário: 19h30
Onde: Colégio Erasmo Piloto (Rua Japurá, 468 – Bairro Alto) fone: 3367-1666
Quanto: Entrada Franca