Lauro Grein lança Painel de realidades

Pequenos contos com enredos indeterminados, narração de fatos históricos, comentários acerca de fatos contemporâneos e corriqueiros – são inúmeras as formas que uma crônica pode tomar. Com relatos que transitam entre um gênero e outro, o médico e acadêmico Lauro Grein Filho lança na terça-feira, dia 13 de dezembro, Painel de realidades. Com apoio e publicação do Centro Universitário Positivo (UnicenP), o livro traz crônicas publicadas pelo autor no jornal Gazeta do Povo. Com um design qualificado e num formato de painel, o trabalho conta com imagens de Cid Destefani e ilustrações de Ademir Paixão.

Aos 84 anos de idade, Dr. Lauro esbanja vitalidade e mantém importantes cargos como a presidência da Cruz Vermelha do Paraná e do Instituto Histórico Geográfico e Etnográfico Paranaense. Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1943, em mais de 60 anos de carreira, Grein acumulou experiência pessoal e profissional de causar inveja aos mais doutos senhores. O hábito de escrever veio logo cedo. Aos 17 anos assinava crônicas esportivas para o diário carioca O dia. Do exercício acumulado em longos anos, as crônicas de Painel de realidades sugerem narrativas que citam nomes, idéias e relatos.

?Aprendi a escrever com os clássicos de Eça de Queiroz, José de Alencar, Machado de Assis, Camilo Castelo Branco e outros. Me deleito com o estilo dessas obras, e com uma linguagem viva, faço uma seleção de memórias e por meio das crônicas, retrato fatos de minha existência?, conta Grein. O autor ainda lembra que o exercício do jornalismo foi um aperfeiçoamento no escrever. Depois de se formar, Lauro Grein morou em Castro por quinze anos, onde dirigiu o semanário Castro Jornal, casou, e teve quatro filhas.

Sua inteligência versátil lhe possibilitou uma série de títulos na área médica, assim como o exercício semanal da escrita. No final dos anos 60s, a convite do jornalista Mussa José Assis, Grein iniciou uma série de artigos publicados em O Estado. ?Lembro muito bem do primeiro. O título foi: Amazonas, o maior rio do mundo. Sempre se falou no Nilo como o maior, mas é um equívoco. Em extensão e profundidade, o Amazonas bate o Nilo. Mesmo atualmente o engano permanece?, afirma Grein. Posteriormente, foi convidado pelo jornalista Francisco Cunha Pereira para escrever semanalmente para o jornal Gazeta do Povo.

Assuntos como o Nilo vs Amazonas, saúde, política, Curitiba, Brasil e o mundo servem de tema para as crônicas. O subsídio para abordar tais assuntos vem da experiência nos cargos de presidente da Academia Paranaense de Medicina (instituição que ajudou a fundar), Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Academia Paranaense de Letras, além de representar o Brasil em Congressos Internacionais da Cruz Vermelha e visitas oficiais a vários países da Europa e América Latina.

Segundo Grein, a produção de uma crônica dura cada vez menos tempo. Para ele, quanto mais se escreve, mais rápido o texto aparece. ?Quando se tem um assunto, se tem uma crônica?, diz. Atualmente, seus textos são publicados na Gazeta às segundas-feiras. Escritos ao longo de anos, seus textos também estão publicados em quatro livros: o primeiro é de 1983, Hora de lembrar, seguido por Fatos que ficaram, Coisas nossas e Luzes da memória, todos com a renda revertida para a Cruz Vermelha. Hábil com as palavras e dono de vasta cultura, Grein lembrou que a literatura atual peca pelo sensacionalismo. ?Temos bons autores hoje em dia, mas existe uma tendência de escrever textos novos em cima da história, principalmente os best-sellers?, afirma. Sobre essa literatura comercial, o autor lembrou da polêmica criada acerca da vida de Jesus Cristo, abordada no romance de Dan Brow, O código Da Vinci.

Autor

Lauro Grein Filho nasceu em Rio Negro (PR), no dia 9 de agosto de 1921. Se formou em 1943 com o prêmio de primeiro lugar em clínica médica. É presidente da Cruz Vermelha do Paraná desde 1967. Cidadão honorário das cidades de Curitiba e Castro, foi agraciado com as comendas de Cruz de alta distinção da Cruz Vermelha do Brasil, Gran Cruz de Cavaleiro da Ordem Soberana de Malta e diversas medalhas de mérito.

Serviço:

Lançamento do livro Painel de realidades do médico e acadêmico Lauro Grein Filho na Sede Social do Graciosa Country Club (Av. Munhoz da Rocha, 1146), terça-feira, dia 13 de dezembro, a partir das 18h30. Preço promocional de lançamento: R$ 50. Toda a renda será revertida para a Cruz Vermelha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo