Lançado CD de música para explicar física

Há oito anos na profissão, atuando em diversos colégios e instituições de ensino, Carlos Mainardes mantém outra paixão intensa e que começou aos 13 anos: a música. No começo, participou de muitas bandas, sendo que a mais conhecida foi a Skeberê (entre 1993 e 1996) com um repertório de pop e reggae – tocando guitarra base e cantando músicas de Bob Marley, Peter Tosh, Papa Winnie, Jimmy Cliff e Inner Circle.

Decidido a juntar as duas coisas, ele optou em utilizar os acordes musicais para ajudar no aprendizado dos alunos. Pronto, nascia então o CD intitulado Eu invadi o mundo elétrico (gravação independente, R$ 22,50). ?O trabalho procura levar as pessoas à física de maneira divertida e agradável, sendo a música um meio de suporte para o objetivo da aprendizagem?, conta. E para mostrar o trabalho ao público, ele vai lançar hoje o CD na Livrarias Curitiba Megastore do Park-Shopping Barigüi, a partir das 19h, com entrada franca.

Objetivo

Com esse trabalho, o autor tenta levar ao estudante mais do que as tradicionais formas de inteligência lógico-matemática e lingüística e aposta na compreensão dos conceitos de física em função do estímulo da inteligência musical.

Houve uma especial preocupação para que as composições não soassem apenas como costumeiras ?musiquinhas de decoreba?? como muitas vezes ocorre em sala de aula. Em Eu invadi o mundo elétrico, Carlos Mainardes procurou trabalhar toda a parte harmônica e melódica das músicas para que seu ouvinte as cantasse e as curtisse como qualquer outra canção de rádio e CD.

Com 13 faixas – sendo que dez delas falam de conceitos físicos concentrados na área de eletricidade – o trabalho é voltado para qualquer tipo de público, pois o autor aposta que quem não tem interesse pela física pode curtir as músicas normalmente. ?Isso pode ser visto claramente nas faixas 01, 07, 12 e 13. A faixa Ímã (07), por exemplo, é uma música que fala dos conceitos ligados ao magnetismo. Ao mesmo tempo, alguém que não esteja preocupado com a disciplina pode curti-la apenas como uma música romântica?, explica.

O projeto do CD teve início há dois anos e conta também com um site de apoio (www.submarinolaranja.com.br) onde estão disponibilizados textos referentes a cada música para que o estudante possa estudar a matéria e ter todas as informações necessárias para desfrutar melhor o compact disc. O disco pode ser encontrado em qualquer loja da rede ou no site www.livrariascuritiba.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo