Investigação coletiva

LAB Moda Curitiba investe na profissionalização

O nome vem da ideia de experimentação, onde o espaço se converte em um lugar de investigação coletiva. O LAB Moda Curitiba reúne jovens estilistas e outros profissionais da área com uma vontade em comum: aprimorar conhecimentos sobre o setor e apresentar trabalhos.

O projeto, criado pelo empresário Júnior Gabardo e pelo fotógrafo Daniel Sorrentino, envolve cursos, workshops e geração de conteúdo para web através de editoriais de moda, gravura, vídeo e outras manifestações artísticas.

Divulgação
A estilista Ana Marri ajusta os detalhes da roupa que participa hoje do  flying fashion, às 12h, no calçadão da Rua XV.

Pretendendo reforçar e consolidar o cenário da moda paranaense, o LAB vem se unir a outros eventos já consolidados como o Paraná Business Collection e o alternativo Mega Bazar Lúdica.

A originalidade dos organizadores se reflete na abertura dos trabalhos, que terá uma intervenção pública, hoje, no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba. O evento culminará na Semana de Moda, que entre os dias 26 e 29 de abril, irá ocupar o Museu Oscar Niemeyer.

Ao mesmo tempo em que transmite conhecimentos empresariais aos novos estilistas, o evento incentiva o desenvolvimento de uma forma de trabalho mais conceitual.

Para o fotógrafo, o movimento da moda está forte na cidade, mas ainda há carências justamente quando se fala em espaço para criadores. “Aqui os estilistas podem fazer experimentações. Ter respaldo sobre o seu trabalho”.

“Queremos juntar forças para fazer um trabalho cada vez melhor. Várias cabeças juntas funcionam melhor, seja na questão econômica ou na criativa”, define Sorrentino. Neste momento, o grupo reúne 84 alunos entre estilistas, fotógrafos, produtores, publicitários, cabeleireiros e maquiadores.

Intervenção

Em pleno horário de almoço, um dos pontos mais movimentados de Curitiba será invadido pela ação que envolve 20 estilistas. Quem estiver ao meio-dia passando em frente ao chafariz da rua XV terá uma surpresa: verá um grupo de modelos empunhando balões com os croquis dos looks que estão participando da interferência.

As modelos vão caminhar em meio à multidão rumo à Praça Osório, onde vai acontecer uma troca de roupa. A ação termina em frente ao Bondinho. Ao final, os balões serão soltos, com a proposta de “lançar a moda aos ares de Curitiba”, afirma Júnior Gabardo.

Como participar

O mês de abril está recheado de ações envolvendo moda e arte. São intervenções em espaços públicos e desfiles dos estilistas paranaenses no Museu Oscar Niemeyer e um balcão de negócios e programação cultural.

Para participar é preciso morar em Curitiba e ter empresa legalmente organizada. “Esta é um das principais questões para entrar no competitivo mercado da moda. Por isso, está acontecendo o curso em módulos, para estruturar a administração, finanças e normais legais. Eles não são somente criadores, mas também empresários e a nossa proposta é orientá-los neste sentido”, ressalta Sorrentino.

Júnior Gabardo afirma que a iniciativa é mais uma para o setor e que não compete com os demais eventos de moda que ocorrem na cidade. “Nossa proposta é diferente em todo o processo. E este é um mercado em expansão, com muito espaço para crescer”.

Serviço

LAB Moda Curitiba. As inscri&cced,il;ões para as palestras podem ser feitas pelo site www.labmodacuritiba.com.br ou pelo telefone (41) 8407.3393.

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