Kurt Vonnegut é um dos maiores nomes da literatura americana. Em Um Homem Sem Pátria, ele exibe um olhar bem-humorado e inteligente sobre a vida, a arte, a política e a alma norte-americanas nos dias de hoje. Best seller na lista do The New York Times, o livro reúne micro-ensaios e crônicas, apresentando uma ?colagem autobiográfica? do autor, enriquecida com ilustrações de sua autoria.
Sua pena afiada passeia com sarcasmo e elegância pelos sucessos e fracassos dos americanos, indo da indignação à piada. Como em Matadouro 5, considerada obra-prima do pacifismo, o escritor, aos 84 anos, revela sua indignação com a América contemporânea e combina ironia com generosidade e humanismo. Vonnegut reserva um veneno especial às personalidades do Governo George Bush, e reflete sobre a corrupção e os recentes escândalos corporativos.
Sem sutilezas, mas com altas dosagens de humor e sagacidade, Kurt Vonnegut faz piadas sérias. Enxerga as raízes da infelicidade do indivíduo pós-moderno no declínio das grandes famílias, observando: ?Muito poucos americanos, mas muito poucos, ainda têm famílias ampliadas. Os Navajos. Os Kennedys.? Comparando a Guerra do Vietnã à Guerra no Iraque, afirma: ?Aquela guerra só transformou milionários em bilionários. A guerra de hoje está transformando milionários em trilionários. É isso que chamam de progresso.?
Em ?Eis aqui uma lição de texto criativo?, provoca os cânones literários ao analisar Hamlet. Afiança que Shakespeare considera Polônio ?um tolo e bastante descartável?. O autor também exibe sua boa forma quando revela seus entusiasmos: seja pelo blues, por um antigo candidato presidencial, ou quando visita um discurso de Abraham Lincoln denunciando o oportunismo do então presidente James Polk em embarcar na aventura da Guerra do México.
Kurt Vonnegut consegue fazer convites à reflexão por meio das ironias da História. Um Homem Sem Pátria, primeiro livro do autor publicado desde 1999, prova que Vonnegut permanece entre os grandes nomes da literatura americana contemporânea.
Sobre o autor
Kurt Vonnegut nasceu em Indianápolis, Indiana, em 1922. Seus estudos de bioquímica e antropologia e a experiência como combatente na Segunda Guerra marcaram sua obra, que abriga títulos de ficção científica. É autor de 30 romances e seus Matadouro 5 e Hócus-Pócus tornaram-se clássicos. Publicou, entre outros títulos, Almoço dos campeões, Destinos piores que a morte, Timequake, Cama-de-gato, Barba-azul e Galápagos.
Serviço
Um Homem Sem Pátria
Kurt Vonnegut
(A man without a country)
Editora Record
Preço: R$ 34,90