Gidon Kremer estabeleceu sua reputação mundial como um dos violinistas mais completos de sua geração. E foi baseada nas interpretações deste artista carioca que Ana Andréa, da companhia Ana Andréa Arte Contemporânea, criou seu trabalho.
O espetáculo Kremerata, criação coreográfica desenvolvida por meio do estudo musical de cinco álbuns lançados pelo músico, é o que abre a noite de apresentações de hoje do Festival internacional de Cascavel (Fica), em Cascavel, no Centro Cultural Gilberto Mayer, às 19h. A entrada custa R$ 10 (estudantes pagam meia-entrada).
Segundo a coreógrafa Ana Andréa, neste estudo foram percebidas as peculiaridades do ?tocar? de Kremer. ?A movimentação precisa, marcante e ríspida ora agressiva e ora doce, despertam diferentes relações do corpo no espaço. A trilha composta por Bach e Piazzolla remete a pluralidade do artista. A coreografia é firme e detalhista fazendo a ponte com a musicalidade de Kremer?, explica ela.
Kremerata tem duração de 9 minutos e é um trecho solo da coreografia de Somos três, embora um. ?A partitura de movimento acompanha a partitura musical do violino de Kremer?, explica Ana Andréa. Esta coreografia recebeu elogios da crítica dos jornais O Globo e Jornal do Brasil. Também recebeu o prêmio máster de melhor coreografia e interpretação no Festival Internacional de Dança do Rio de Janeiro e foi pré-selecionada para o Masdanza na Espanha, em 2002. Atualmente, está em circulação pelo território nacional.
O 1.º Fica é uma realização da Prefeitura de Cascavel por intermédio da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria do Estado da Cultura, Gruppo Ladri di Cuori, Teatro Guaíra, Hotel Bourbon, Sesc/Cascavel, rpc/tv Oeste e Catve/Fundação Canal 20. Mais informações pelo telefone (45) 3222-8678, com a coordenação de Dança.
Serviço
Espetáculo Kremerata – Ana Andréa Arte Contemporânea no Centro Cultural Gilberto Mayer, Cascavel, às 19h. R$ 10 (estudantes pagam meia-entrada). Mais informações pelo telefone (45) 3222-8678 (Dança).