Após 13 anos sem lançar material inédito, a dupla gaúcha Kleiton & Kledir volta novamente à carga com o CD/DVD Autorretrato, que pode ser considerado o trabalho mais pessoal dos irmãos oriundos de Pelotas.

continua após a publicidade

O material, que vem sendo muito bem recebido pela crítica e pelo público, soa como uma autobiografia da dupla e tem como principal pilar o conceito da amizade.

Com 29 anos de carreira, a dupla se prepara para novamente para quebrar paradigmas. Buscando um som mais orgânico, em que privilegia os músicos em detrimento do som computadorizado e “plástico”, Kledir fala o que o ouvinte poderá encontrar no seu novo trabalho.

“Trata-se, acima de tudo, de dois artistas com o coração aberto. Buscamos criar esse conceito da amizade, em uma conversa franca entre dois amigos, que revelam seus segredos íntimos. É um disco puro, com novas ideias, mas voltado totalmente para a música. Buscamos utilizar um som mais vintage, anos 60s, com influência dos Beatles. O resultado final nos agradou demais e estamos bem contentes com o novo disco”, resume.

continua após a publicidade

O conceito de amizade que envolve Autorretrato foi além da gravação, conforme explica o músico. “O clima nas gravações foi algo único. Somos muito amigos do produtor Paul Ralphes (que já trabalhou com artistas como Skank e Kid Abelha) e do diretor do DVD Edson Erdmann.

Toda essa química entre a gente foi fundamental para que Autorretrato saísse assim: honesta. Foi muito bom poder juntar um bando de amigos e realizar um trabalho desse”, avalia.

continua após a publicidade

Indo na contramão do que a maioria dos artistas faz nos dias de hoje, Kledir explica que buscaram seguir caminhos novos na hora de conceber o material audiovisual.

“Não queríamos lançar simplesmente mais um DVD de um show ao vivo. Isso é legal, mas achamos que seria mais interessante e ousado fugir da mesmice. O novo DVD é quase um documentário de como foram realizadas as gravações do novo material. É uma mistura de realidade e fantasia e o resultado disso foi um autorretrato irreverente, divertido e surpreendente, mostrando o que há de verdadeiro entre a gente”, informa.

Para ele, cabe ao artista buscar romper com o mainstream para alçar um novo passo na carreira. “Seria muito cômodo ficar preso ao passado, contudo, isso seria um atraso na carreira. Para mim, sempre será um prazer cantar Deu pra ti, entre outras músicas de sucesso, porém quero também olhar para frente e mostrar coisas novas”, afirma.

A dupla inicia os shows do novo CD no final de agosto, em Porto Alegre. Curitiba ainda não tem uma data confirmada. Parte das vendas do CD/DVD será destinado ao Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.