Os músicos gaúchos Kleiton e Kledir Ramil abrem hoje, no Teatro Sesc da Esquina, às 18h30, um ciclo de palestras que faz parte 23.ª Oficina de Música de Curitiba, cuja fase erudita terminou no sábado e, no domingo, teve início a 13.ª Oficina de Música Popular Brasileira. Neste primeiro evento, Kleiton e Kledir apresentam a palestra Letra e Música, onde falam sobre a música popular brasileira, o processo de composição do músico, harmonia, melodia, como ouvir e entender música. Os músicos, compositores e instrumentistas gaúchos Kleiton e Kledir começaram a tocar e cantar no grupo Almôndegas, com quem gravaram quatro discos na segunda metade dos anos 70s. No final da década o grupo se dissolveu e Kleiton e Kledir decidiram formar dupla e seguir carreira.
O primeiro disco, Kleiton e Kledir, lançado em 1980 – depois do sucesso no festival da TV Tupi com a música Maria Fumaça – incluiu Vira Virou, uma das canções que mais marcaram a carreira da dupla. A composição Deu Pra Ti fez parte do disco seguinte, em 1981.
No final da década de oitenta, os irmãos se separaram e seguiram carreira solo. No ano seguinte, Kleiton lançou sozinho o disco Sim, e o irmão lançou Kledir ao Vivo. Mais tarde voltaram a se apresentar juntos, e lançaram Dois, em 1996. Três anos depois, Kleiton e Kledir lançaram o trabalho Clássicos do Sul, pela gravadora Universal. Atualmente apresentam shows e o projeto Letra e Música para os universitários e jovens músicos por todo o país.