Estupro e adoção

Klara Castanho: Sob pressão, Leo Dias se desculpa e Antonia Fontenelle muda o tom

Klara Castanho: Sob pressão, Leo Dias se desculpa e Antonia Fontenelle muda o tom
Klara Castanho: Sob pressão, Leo Dias se desculpa e Antonia Fontenelle muda o tom. Foto: Reprodução/Instagram.

Após forte pressão nas redes e ameaças de cancelamento por terem tornado públicas as violências sofridas pela atriz Klara Castanho, a apresentadora Antonia Fontenelle, 49, e o colunista do jornal Metrópoles Leo Dias, 47, mudaram o tom. Antonia tentou se explicar e ofereceu ajuda; Leo pediu perdão.

Em uma carta aberta publicada em sua conta no Instagram neste sábado (25), Klara revelou que foi vítima de um estupro, engravidou e decidiu manter a gestação. Ela entregou o bebê para adoção. Era uma resposta, um esclarecimento, à repercussão causada pelas declarações de Fontenelle no dia anterior.

A apresentadora havia dito, em uma live, que sabia da história “de uma atriz global de 21 anos, que teria engravidado e doado a criança para adoção”. Embora não tenha citado Klara nominalmente, Fontenelle deu várias dicas sobre a identidade da personagem principal de sua fofoca que, segundo ela, sequer quis “olhar para o rosto da criança”.

Não era difícil e não demorou muito para que fosse feita a associação entre a “atriz global” e Klara, 21. Ela fez parte do elenco de novelas como “Amor à Vida” [2012] e “Morde & Assopra” [2011] e passou boa parte do sábado entre os assuntos mais comentados da rede. O boato de que seria ela a pessoa citada por Fontenelle foi ganhando corpo até que Klara resolveu se pronunciar, em um texto publicado no Instagram.

“Não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e de um trauma que sofri”, escreveu ela, no início do post, em que descreve, em detalhes, o que aconteceu -do estupro ao pós-parto. Seu relato inclui a citação a “um colunista” que havia recebido informações de uma enfermeira e lhe telefonou logo após dar à luz, querendo mais informações.

+Leia mais! Enfermeira que teria ameaçado Klara Castanho será investigada por Conselho

Após a divulgação da carta, Leo correu para as redes e deu mais detalhes sobre o caso. Ele apagou o que havia escrito horas depois. Antonia, ciente da repercussão do caso e ainda antes de Klara se pronunciar, publicou um texto em que afrontava a atriz, ainda no sábado (25).

“Meus B.Os eu assumo, meus filhos também. Parir uma criança e não querer ver e mandar desovar por acaso É CRIME SIM, só acha bonitinho essa história de adoção quem nunca foi em um abrigo, ademais

quando se trata de uma criança negra. O nome disso é ABANDONO DE INCAPAZ”, postou a apresentadora.

No dia seguinte, Fontenelle, pré-candidata a deputada federal no Rio pelo Republicanos, mudou o tom. “O que chegou até a mim não foi o que você escreveu na sua carta aberta. Quando eu fiz a live , não citei o seu nome e o que me chegou foi que uma criança negra foi entregue a um abrigo e eu sei muito bem o que passa um a criança negra em um abrigo à espera de uma adoção”.

Ela afirmou ser contra a violência doméstica, a violência contra crianças e mulheres, e ofereceu ajuda à atriz. “Não é papo de internet, não é lacração. Não quero nem se aceita. Quero fazer o possível e o impossível para colocar esse estuprador na cadeia. Me deixe te ajudar. O seu relato que sofreu uma violência me veio agora. Me deixe chegar a quem fez isso com você e eu tenho meios”. Antonia disse ainda que não estava fazendo política e não pediu desculpas. “Isso é Antonia, mãe, avó e mulher”.

+Veja mais! Klara Castanho gera onda de solidariedade entre famosos nas redes

Jornal e Leo Dias se descumpam

O jornal Metrópoles, para onde escreve o colunista Leo Dias, também fez uma mea culpa. “Em relação à Klara Castanho, praticamos mau jornalismo”. O site também afirmou que “não há justificativa que sustente o argumento do interesse público em conhecer detalhes sobre uma história em que os únicos interessados são a vítima e seus familiares”. E prosseguiu: “Neste caso, a Justiça e o Ministério Público, que intercederam para ajudar Klara no processo de adoção da criança”, declarou o jornal.

Leo Dias também publicou um texto onde se desculpa pelo ocorrido. Sob o título “Preciso me explicar a vocês e pedir perdão para Klara Castanho”, o colunista escreve que errou ao publicar a história e que não sabia que a atriz havia sido vítima de um estupro.

“Mesmo que eu soubesse de tudo desde o início, eu não deveria ter escrito nenhuma linha sobre esta história ou ter feito qualquer comentário sobre algo que não tenho o direito de opinar. Apesar da minha proximidade com o fato, reconheço que não tenho noção da dor desta mulher. E, por isso, peço, sinceramente, perdão à Klara”, escreveu Dias.

Viola confronta Luma
Mania de Você

Viola confronta Luma

Beatriz se prepara para encontrar Clarice
Garota do Momento

Beatriz se prepara para encontrar Clarice

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna