Quem gosta de cinema e, mais que isso, sonha estar atrás das câmeras nos bastidores, dirigindo a sétima arte, terá várias oportunidades com as oficinas que o Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (Kinoarte) oferece ao público em geral. O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria de Cultura. As Oficinas Kinoarte 2007 abrem a temporada com a oficina de direção do cineasta Joel Pizzini. Durante o ano, outras cinco serão oferecidas ao público.
Conforme o cineasta londrinense e professor da Kinoarte, Bruno Gehringer, Pizzini não é dos cineastas mais tradicionais e isso, talvez, o tenha levado a ganhar grande prestígio, quando produziu -com olhar poético – os filmes Helena Zero (2006), Dormente (2005), 500 Almas (2004), Glauber Rocha (2004), Abry (2003), Enigma de um Dia (1996) e Caramujo-Flor (1988). Enigma de um Dia e 500 Almas renderam ao cineasta o Prêmio Internacional de Cinema da Bahia e Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema da Bahia, respectivamente.
Joel Pizzini segue em seu trabalho o que o cineasta italiano Pier Paolo Passolini definia como ?Cinema de Poesia?, que segundo Bruno Gehringer, ?é um estilo de cinema parecido com um ensaio poético e visual que não possui estrutura convencional, mais sim um estilo mais livre, cujo ponto mais forte é a linguagem?. Atualmente, Pizzini se dedica à elaboração do longa-metragem ?Mundéu? e ao restauro da obra de Glauber Rocha, um dos cineastas mais importantes do Brasil.
A oficina com Joel ceto sábado e domingo, no mesmo local, com Carlos Guilherme Fortes. As vagas são limitadas e o valor do curso é de R$ 100,00, com emissão de certificado de carga horária de 10 horas.
Os inscritos serão selecionados por receto sábado e domingo, no mesmo local, com Carlos Guilherme Fortes. As vagas são limitadas e o valor do curso é de R$ 100,00, com emissão de certificado de carga horária de 10 horas.
Os inscritos serão selecionados por reda com o apoio cultural da escola Pró-Linguagem, da Kinopus e do Cedro Hotel, das ao público.
Conforme o cineasta londrinense e professor da Kinoarte, Bruno Gehringer, Pizzini não é dos cineastas mais tradicionais e isda com o apoio cultural da escola Pró-Linguagem, da Kinopus e do Cedro Hotel.