Para orientar pais e educadores a enfrentar com cuidado e acertos a síndrome dos anjos caídos, processo pelo qual uma família passa após descobrir que um filho está usando drogas, dr. Içami Tiba, psiquiatra e psicodramatista, lança seu 21.º título: Juventude & drogas: anjos caídos. Em Curitiba, o lançamento foi na quarta-feira, 25, na praça de alimentação do Shopping Curitiba.

continua após a publicidade

 A obra está à venda nas Livrarias Curitiba. Nesta obra, o autor não só orienta sobre como prevenir o uso das drogas, identificar um filho usuário ou abordá-lo para iniciar tratamento. Dr. Tiba faz com que adultos entendam o universo dos adolescentes, identificando e conhecendo as razões que levam seus filhos às drogas. Álcool, cigarro, inalantes e solventes, maconha, tranqüilizantes, anfetaminas, cocaína, crack, merla, alucinógenos, esteróides e anabolizantes, sedativos e indutores do sono, heroína e morfina têm seus sintomas, usos e tratamentos explicados detalhadamente em um capítulo especial.

Além de uma tabela para ajudar os pais a saberem se seu filho consome drogas e se o uso é recreativo, habitual ou indica vício, há diversos quadros e esquemas que explicam a atuação e as conseqüências dessas substâncias no organismo humano. Preocupado com o uso de drogas em todos os seus aspectos, o psiquiatra dedica-se também a esclarecer alguns pontos da Lei dos Tóxicos, cuja versão mais recente foi aprovada em agosto de 2006. Dessa forma, a obra mostra a pais e educadores que o usuário não está, ao contrário do que se imagina, totalmente imune a complicações penais.

Abordando o consumo de drogas em analogia com um relacionamento amoroso, dr. Tiba explica cada uma das fases: a paquera, o ficar, o rolo, o namoro e o casamento. E ensina como pais e educadores devem lidar com cada uma delas, lembrando sempre que a identificação do uso é fundamental, pois é nessa fase que o rompimento se dá com menos dificuldades.

continua após a publicidade

Juventude & drogas: anjos caídos é resultado de 40 anos de experiência clínica em consultório e hospitais (além de diversas participações em congressos) no combate às drogas e dá continuidade ao objetivo do dr. Içami Tiba: ajudar a família, a escola e o jovem a desenvolverem caminhos de controle ou de superação do uso das drogas.

O autor

Dr. Içami Tiba, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, realizou mais de 76 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias em clínica particular. Seus 20 títulos ultrapassam 1,5 milhão de vendas. Proferiu mais de 3.200 palestras, no Brasil e no exterior, para empresas nacionais e multinacionais, escolas, associações e instituições.

continua após a publicidade

Entre seus títulos publicados estão Quem ama, educa!, Adolescentes: quem ama, educa!, Disciplina: limite na medida certa: Novos paradigmas, Ensinar aprendendo: novos paradigmas na educação, Seja feliz, Meu filho, Educação & amor, entre outros.

Dr. Tiba é membro da equipe técnica da Associação Parceria Contra as Drogas (APCD) e referência para seus pares: em 2004, em pesquisa realizada pelo Ibope no Conselho Federal de Psicologia, foi apontado como terceiro autor de referência e admiração, atrás apenas de Sigmund Freud e Gustav Jung.

Paulo Heise 

Lançamento e autógrafos do livro  Juventude & Drogas Anjos Caídos, de Içami Tiba