Na tarde de quarta-feira (27), os diretores cascavelenses, Jair Pereira e Estefano Anzoategui, iniciaram a seleção dos espetáculos que irão participar da competição do 22º Festival de Teatro de Cascavel, dentro da programação do 1º Festival Internacional de Cascavel. De acordo com o diretor de Difusão Cultural, Wanderlei dos Anjos, a seleção, que acontece na Sala de Cinema e Vídeo Lala Schneider, deve estar finalizada até o início da próxima semana.

continua após a publicidade

Ao todo, 15 peças foram recebidas pela Secretaria da Cultura, sendo que apenas 10 delas ? cinco na categoria infantil e cinco na adulta ? serão inclusas na competição. Os espetáculos que não forem aprovados participam das mostras paralelas.

Nesta seleção, os jurados darão um parecer técnico sobre cada espetáculo analisado. ?Foram convidados dois importantes diretores cascavelenses, que tomaram frente de muitos movimentos artísticos da cidade desde as décadas de 70 e 80 e que adquiriram qualidade técnica admirável?, completa Wanderlei.

Segundo Wanderlei dos Anjos, nesta edição do festival, haverá participação de companhias de toda região. ?No ano passado, o Festival foi reduzido à mostra local, o que chamou a atenção de grupos de fora. Neste ano, teremos grupos de todo Estado envolvidos, incluindo alguns de São Paulo?, diz ele.

continua após a publicidade

Reconhecimento

Na visão do jurado Estefano Anzoategui, o convite da Secretaria da Cultura para serem jurados significa reconhecimento de um longo trabalho. ?Iniciamos um movimento teatral há décadas e é uma honra podermos contribuir novamente com a comunidade artística, desta vez, com outro patamar?, ressalta ele.

continua após a publicidade

Para Jair Pereira, o Festival culmina a essência dos trabalhos. ?Toda companhia tem um período exaustivo de produção, na qual fazem apresentações de forma humilde, se tornam conhecidos e se concretizam em um palco de uma mostra competitiva. É certo que só o que tem qualidade estará na competição. Um festival é uma balança que pode derrubar ou projetar um espetáculo. No entanto, não é tão interessante para o público quanto para os atores. Em síntese, é uma aula prática intensiva, onde se pode analisar soluções de cenário, formas de interpretação e receber análises construtivas?, entende.

Jure técnico

Estefano e Jair ajudaram a construir a história na área teatral cascavelense. Jornalistas, diretores teatrais e atores de peças reconhecidas, ambos já assumiram cargos importantes como a coordenação do Centro Cultural Gilberto Mayer.

Jair Pereira é ator desde 1982 e foi o organizador do 1º Festival de Teatro de Cascavel, tendo dirigido inúmeras peças. Estefano atua deste 1969, período em que recebeu prêmios de importância para o teatro. Atualmente é diretor teatral no bairro Jardim União. ?O conhecimento adquirido ao longo dos anos é algo que não se perde?, concluem.

Os dois, juntamente com o diretor Luiz Varini (Umuarama), irão compor a mesa de jurados durante a Mostra Competitiva. Ao término de cada apresentação será disponível ao público uma análise crítica de cada peça produzida. O Festival de Teatro de Cascavel acontece entre os dias 20 e 26 de julho. Mais informações pelo telefone (45) 3321-2125 (Wanderlei dos Anjos).