O compositor e músico gaúcho Júpiter Maçã desembarca em Curitiba nessa sexta-feira, no Motorrad Bar, para uma única apresentação com repertório que vai mesclar todas as fases de sua carreira.
Trajetória
Flávio Basso, verdadeiro nome por trás do pseudônimo, foi baixista d’Os Cascavelletes, lendária banda gaúcha do fim da década de 80 que contava com a guitarra e os vocais de Frank Jorge. O grupo tinha uma verdadeira legião de fãs e recebeu elogios da crítica da época por músicas enérgicas e adolescentes como "Cachorro louco" e "Nega bombom".
Em 1994, quando adotou o atual nome de trabalho, Júpiter Maçã saiu em carreira solo e lançou o cultuado álbum "A sétima efervescência". O disco emplacou alguns hits, como "Querida superhist" e "Novo namorado", além de ter músicas regravadas por Wander Wildner e pelo grupo Ira!
Com novas pesquisas e influências, o músico puxa um banquinho e um violão, compõe em inglês, vira Júpiter Apple e grava o disco Plastic Soda, lançado pela Trama em 1999. Com o CD, Jupiter recebeu o importante prêmio de melhor compositor de música popular da APCA ? Associação Paulista dos Críticos de Arte ? e foi elogiado por muita gente bacana como Tom Zé, Arnaldo Baptista, Caetano Veloso, Rita Lee, Sean Lennon, Tim Gane (Stereolab) e Dean Warehan (Luna).
Em Curitiba
Às vésperas de lançar seu novo CD, Júpiter Maçã vai trazer para Curitiba algumas novidades, mas não vai deixar de fora as músicas dos álbuns anteriores e surpreenderá o público cantando suas canções favoritas dos Cascavellettes. "Os Cascavellettes", explica Jupiter, "foi uma experiência e um período tão marcante para mim, que durante anos recusei-me a tocar ou mesmo escutar essas composições. Hoje, vendo com certa distância essa parte de minha história, constatando inclusive quanta gente bacana foi influenciada, caiu a ficha".
Acompanham Júpiter Maçã o guitarrista Ray-Z, o baixista Lucas Hanke, o baterista Eduardo Dolzan e Talitha M. Freitas nos vocais e percussão.
Os shows de abertura ficam por conta dos Dissonantes, residentes no Motorrad às sextas-feiras e dos catarinenses da banda Stuart, que têm influência do rock gaúcho e de Johnny Cash e Neil Young.
Serviço:
Júpiter Maçã
Bandas de abertura: Dissonantes e Stuart (Blumenau ? SC)
Dia 12 de maio, sexta-feira
Motorrad Bar ? Trajano Reis, 418
Convites: R$15,00