Divulgação

Da babilônica São Paulo capital brotou, assim como quem só quer tirar uma onda, o Jumbo Elektro. Mas a piada é com a música pop, diluída desde seu nascimento em hits radiofônicos, jingles comerciais e músicas infantis. Formada por sete jovens músicos, integrantes de outros grupos paulistanos como ?Cérebro Eletrônico? e ?Labo? e, que juntos, se transformam em personagens pop surreais, a banda em pouco mais de dois anos arrebatou platéias de festivais e casas noturnas de São Paulo e interior, além de outras grandes cidades brasileiras. Nesta sexta, dia 10 de agosto, Jumbo Elektro faz única apresentação no espaço cultural Era Só O Que Faltava (Av. República Argentina, 1.334), a partir das 22 horas. Após, sobe ao palco os curitibanos do Delorean com muito rock dos anos 80 e new wave.

continua após a publicidade

O Jumbo Elektro é formado pelo tecladista Dimas Turbo ("interpretado" por Dudu Tsuda), o baixo fica por conta de Hans Sakamura (Izidoro Cobra), o General Elektrik (Gunter), atua nos vocais e vocoders, as guitarristas são de Otto Van der Vander (Marcelo Ozório) e Dr. Góri (Fernando Maranho), o baterista é Lê Cheval (Daniel Setti) e o responsável por vocais é Frito Sampler (Tatá Aeroplano). Em abril de 2006, fez sua estréia internacional tocando para 1.500 pessoas na centenária casa de shows La Paloma, em Barcelona, Espanha, como uma das principais atrações do festival Brasil NoAr.

O som do Jumbo é o ponto de equilíbrio entre as guitarras e os beats, entre Kraftwerk e Ramones, entre Mutantes e Serge Gainsbourg, coerente com a diversidade de influências absorvidas por seus integrantes, todos aficionados por música de boa qualidade.Diversidade esta que permite à banda, sabe-se lá como, criar gemas pop entoadas em versões freak de idiomas como inglês, francês, alemão, japonês e portunhol (o "embromation").

O fato de reunir muitas referências musicais e cênicas é o grande diferencial do grupo e reflexo de sua cidade de origem. Não fosse a grande metrópole, seria difícil reunir em uma mesma banda músicos de ascendência japonesa, africana, lituana, alemã e italiana, entre outras etnias. Um coquetel multicultural que remete à arte pop e, brasileiros à Tropicália. O movimento criado nos anos 60, aliás, é fonte de inspiração jumbônica não só por causa de suas fusões estilísticas, mas também pela contraposição de elementos estéticos distintos entre si, o elemento performático e a ironia.

continua após a publicidade

O espetáculo que o Jumbo Elektro vem apresentando com muito sucesso em várias cidades brasileiras há mais de dois anos se baseia no primeiro álbum do grupo, "Freak to Meet You – The Very Best Of Jumbo Elektro", lançado pela gravadora independente Reco-Head em 2004, com grande respaldo da crítica especializada. Nestas apresentações, a banda realça o impacto das músicas com a presença teatral de seus integrantes-personagens, que utilizam de forma bem-humorada instrumentos inusitados como brinquedos, extintor de incêndio e biribas.

Serviço:
Jumbo Elektro (SP) e Delorean
Local: Era Só O Que Faltava (Av. República Argentina, 1334)
Data: 10.08.2007 (Sexta)
Horário: 22 hrs
Ingressos: R$10,00 (os 100 primeiros), após R$ 15,00.
Informações para o público: (41) 3342-0826

continua após a publicidade