O talento cômico de Steve Carell, de "O Virgem de 40 Anos" (2005) e "Pequena Miss Sunshine" (2006), e a intensidade de Juliette Binoche, de "O Paciente Inglês" (1996) e "Chocolate" (2000), constituem os ingredientes de sucesso para a comédia romântica "Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada", do diretor Peter Hedges, que será lançado no Brasil no próximo mês de maio.
"Este é um filme muito diferente dos outros que já fiz. Para mim foi o primeiro trabalho mais voltado para a cultura americana, entre ‘football’, ‘pancakes’, ‘bowling’ e aeróbica, mas era um desafio que queria enfrentar. Atuar com Steve é muito divertido, tive uma enorme afinidade com ele, amo vê-lo atuar", disse Juliette durante as filmagens.
O filme aborda com humor, delicadeza e um toque de classe as excitações e as possíveis complicações ligadas ao amor a primeira vista por uma pessoa comprometida. Justamente o que ocorre com Dan Burns (Carell), um editor de 40 anos que escreve uma respeitada coluna de conselhos sobre a vida familiar. Dan é um pai que, após ficar viúvo, dedica seu amor exclusivamente às três filhas, a pequena Lilly (Marlene Lawston) e as adolescentes Jane (Alison Pill) e Cara (Brittany Robertson).
No entanto, a paixão lhe arrebata novamente quando, durante sua visita anual à casa dos pais (Dianne Wiest e John Mahoney) em Rhode Island, onde a família costuma se reunir, ele conhece Marie (Juliette Binoche), uma fascinante, inteligente e espirituosa francesa com quem encontra uma profunda afinidade. A situação se complica quando Dan descobre que Marie é a nova namorada de seu irmão Mitch (Dane Cook).
Hedges, que antes de estrear como diretor com ?Do Jeito que Ela É" (2003), havia construído uma sólida careira como romancista e roteirista, dilui a trama em diversos momentos de intimidade familiar e encontros fugazes. Carell confessou ter gostado de seu personagem por "ser um homem normal que não fica chorando o passado, mas tenta seguir em frente com suas filhas da melhor forma possível. Ele é muito desastrado e prudente para fazer qualquer coisa de imprevisível ou sair de seu casulo, isso até encontrar Marie, que traz o caos para sua vida". Para Carell a relação com Juliette no set foi ótima. "É uma das pessoas mais gentis, sensíveis, espirituosas, inteligentes e humildes que já encontrei", disse o ator.
"Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada", que arrecadou mais de US$ 47 milhões nos Estados Unidos, tem na trilha sonora canções originais da popstar norueguesa Sondre Lerche, que faz uma aparição na cena final do filme junto de sua banda, The Faces Down.