Jovens encaram Tchekhov em espetáculo no Sesc de Cascavel

O que leva um grupo de jovens, na faixa etária de 14 a 25 anos, encarar o texto complexo do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860 ? 1906)? A resposta é simples: o prazer pela pesquisa teatral e pelos temas que discutem a complexidade do ser humano. Pelo menos isso é que os integrantes do grupo ?Inessência dos incensos? mostram.

A partir de uma oficina com o diretor Paulo Trajano, do Rio de Janeiro, no Sesc/Cascavel, o grupo resolveu montar o espetáculo ?…A construção silenciosa de Tchekhv?, que será encenada neste sábado (30), às 20 horas, no Sesc. ?Depois deste estudo inicial das obras de Tchekhov, nos aprofundamos sobre a vida e a obra do autor, o que resultou nesta montagem?, explica uma das produtoras, Jossane Ferraz, lembrando que a proposta do grupo é divulgar o trabalho do autor, bem como mostrar toda a poética dos textos do dramaturgo russo. ?Ele escrevia muito sobre o cotidiano. Como dizia Virginia Woolf, era analítico e sutil nas relações humanas. Quando lemos suas histórias, ganhamos um espantoso sentido de liberdade?, complementa Gabriela Muller.

Segundo ela, além da arte de representar, o teatro é uma ferramenta para descobrir o mundo e conhecer a si mesmo. ?A introdução do teatro no meio estudantil é uma idéia que deu certa e só amplia os horizontes. O convívio multidisciplinar é muito saudável e enriquecedor. O resultado desse caldeirão cultural é bastante positivo?, diz. Fazem parte do grupo ?Inessência dos incensos?, os estudantes Jossane Ferraz, Gabriela Muller, Marco Techio, Kátia Borges, Renato Sbardelotto, Adriano dos Santos Brandão e Edson Macalini.

O autor

Médico de profissão, Tchekhov começou sua carreira como escritor em 1880, com a publicação de alguns ensaios literários. A partir daí não demorou muito para que o então desconhecido escritor alcançasse uma extraordinária popularidade, não só por suas novelas mas também por suas peças, das quais as mais conhecidas são: "As Três Irmãs", "Ivanov", "O Tio Vania e a Cerejeira".

Estas três peças formaram o ambiente para a fundação do Teatro de Arte de Moscou, que foi criado sob o signo do "Impressionismo". Melancolicamente pessimista e aproveitando o máximo todas as experiências humanas e sociais, Tchekhov seria o criador de uma escola literária que encontraria mais tarde, mesmo nos países ocidentais, enorme repercussão.

Seus contos, tanto quanto suas peças, são, em geral, obras-primas que harmonizam perfeitamente a forma e a precisão vocabulares à uma sedutora e corretíssima fluência verbal, sem deixar de conter também um conteúdo lírico dos mais densos.

Serviço:
Evento: Espetáculo ?…A construção silenciosa de Tchekhv?
Data: 30 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Sesc Cascavel
Melhores informações
Jossane Ferraz (45) 9112-8842
Edson Macalini (45) 9107-7959

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo