Jovens aprendem a preservar iluminação no Museu da Luz

O Museu da Luz, espaço que mostra a história da iluminação pública em Curitiba, será reaberto na próxima quarta-feira (26). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Visitas monitoradas para escolas públicas e privadas devem ser agendadas por telefone. No museu, jovens e crianças podem conhecer um pouco da história da iluminação e também os estragos causados pelo vandalismo.

Administrado pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras, o museu tem uma sala dedicada ao vandalismo, onde estão expostos lâmpadas, postes, hastes metálicas e todo o tipo de equipamento depredado. Pipas e tênis recolhidos em fios da rede elétrica ficam pendurados numa fiação que parece de verdade, para mostrar os prejuízos provocados pelo vandalismo. O diretor do departamento, Ivan Luiz Alves Martins, explica que o objetivo é convencer as crianças da importância de preservar a iluminação da cidade.

Atualmente, de cada cem lâmpadas trocadas, doze são por causa do vandalismo. No ano passado, dos 32 mil pedidos de troca de lâmpadas, 4.000 foram em função da ação de vândalos que destruíram lâmpadas, luminárias e sistemas de controle de iluminação. Entre os atos de vandalismos, estão disparos de revólveres e pedras arremessadas com estilingues.

Martins afirma que também será feito um trabalho preventivo de orientação aos jovens para que saibam o prejuízo direito e indireto. "Além do deslocamento e a troca desnecessária de uma lâmpada, a rua acaba ficando pouco segura ao ficar no escuro, por ação de um vândalo", diz ele.

Serviço
Museu da Luz
Rua Emílio de Menezes, 500 – São Francisco
Visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone 3350-9719.
Visitas não monitoradas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Entrada gratuita

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo