A nova temporada do MasterChef Brasil começou na noite de terça-feira, 15, com foco na “revanche”. Isso porque vinte participantes de outras edições disputaram, em formato mata-mata, dez vagas para competir pelo troféu.
Com duelos sorteados, o primeiro episódio chamou a atenção pelo choque de gerações de um dos embates. A veterana Raquel Novais, de 32 anos, que esteve na terceira temporada, calhou de enfrentar Helton Oliveira, de 19, que participou da sexta.
A dupla teria de preparar um Ratatouille – prato francês a base de legumes -, mas o jovem novato nunca havia montado a iguaria. Assim, Raquel, num gesto de empatia e honestidade, contou para ele os ingredientes que compunham a receita.
A decisão foi apertada. “Os dois são parecidos e foi por pouco”, analisou o jurado Érick Jacquin. “Ambos os pratos ficaram muito semelhantes e com poucas diferenças em relação à textura e aos métodos dos legumes. Tem um que está mais saboroso e nós três (Jacquin, Fogaça e Paola Carosella) chegamos a uma decisão única”, afirmou Henrique Fogaça.
Após as falas, Fogaça entregou o avental do MasterChef para Helton e surpreendeu, uma vez que, para muitos, Raquel era a favorita por sua experiência.
Em tom de surpresa, o jovem disse que não acreditou em sua vitória. A mulher, por sua vez, alegou que pode não ter ganhado a vaga no programa, mas “está lá fora e apenas começando”.
Essa foi a terceira chance de Helton. Ele havia sido eliminado duas vezes nas edições passadas e participou do momento em que deixaram cair um pato laqueado no chão do programa. A cena repercutiu na época e virou meme.