A vida e obra da poeta Helena Kolody estão no documentário da produtora e jornalista Josina Melo. O filme Helena de Curitiba será lançado amanhã, às 19h, no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná. Josina conta que o documentário traz imagens e depoimentos inéditos da poeta, coletados um mês antes de seu falecimento, em fevereiro do ano passado. ?O filme traz detalhes da vida de Helena, que faleceu aos 92 anos, sua infância nos municípios de Cruz Machado e Três Barras, suas raízes ucranianas, sua dedicação ao magistério e a paixão pela poesia?, explica a produtora.

continua após a publicidade

Cenário

Os campos de trigo da Lapa serviram de locação para as cenas da infância e adolescência. As meninas Amanda, de 6 anos, e Larissa Danchura, 14, interpretam Helena nessas duas fases da vida. Imagens também foram captadas nas cidade de Cruz Machado, onde nasceu, Três Barras, Rio Negro, Mafra e Prudentópolis, onde a poeta viveu.

O filme com duração de 32 minutos tem 27 poemas; nove extraídos do CD Helena Kolody por Helena Kolody, de Paulinho Lima (RJ). Muitos são recitados pela própria poeta, outros gravados pela narradora Cristiane Macedo.

Projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ?o documentário mescla imagens atuais e cenas de ficção baseadas em memórias de Helena Kolody. São cenas de infância, onde a diretora reforça o fascínio da poeta pelos elementos da natureza, sua grande fonte de inspiração. Há cenas fictícias também de sua adolescência, quando escreve seus primeiros versos, os estudos secundários em Rio Negro e os anos de magistério no Instituto de Educação do Paraná, em Curitiba?, conta Josina.

Direção

continua após a publicidade

Além da direção, Josina Melo assina o roteiro do filme e divide a edição com Fernando Severo, e a finalização com Ricardo Petracca. A direção de fotografia é de Lourivalde Vieira Filho (Catarina), e a direção de produção de Grazie Lara Baiak (1ª fase) e Francis Naiê Olivero (2ª fase). As músicas originais foram compostas e executadas por Octávio Camargo. O filme foi rodado em sistema digital, com produto final em formato Beta.

Entrevistas podem ser marcadas com Josina Melo pelo telefone 9901.2571.

continua após a publicidade

Serviço: Lançamento do documentário Helena de Curitiba amanhã, 31 de março, no Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes, 133, às 19h.