José Wanderlei Resende lança livro em Curitiba

História, humor, cultura, e valores sociais fazem parte do livro Retalhos da vida, do desembargador, escritor e poeta José Wanderlei Resende, que será lançado no próximo dia 21, na Esplanada do Tribunal de Justiça do Paraná.

Na obra, poesias, contos e crônicas relatam a experiência da vida pessoal e profissional de um magistrado, do qual o a função jurídica se confunde com a sensibilidade de um verdadeiro poeta.

Em 400 páginas de fácil leitura, o desembargador, membro do Centro de Letras do Paraná e que ocupa a 32.ª cadeira da Academia Paranaense de Letras e a 1.ª cadeira José de Alencar, transcende conceitos de diversos assuntos, como espiritualidade, família, além de momentos da história recente do Paraná.

Além de dividir momentos importantes da própria vida com o leitor, Resende homenageia não apenas personalidades marcantes do Estado, mas também singelos personagens que o influenciaram no seu desempenho como magistrado.

No livro, o leitor se perde em histórias que vão desde a infância do autor, passa por suas emoções e chegam até as opiniões do autor sobre o atual momento da sociedade brasileira.

Entre suas paixões, Resende destaca o futebol. Presidente da Associação Atlética Cambaraense e palmeirense convicto, o magistrado comenta o papel das torcidas no esporte.

“As torcidas são o que mais representam os clubes de futebol. Os jogadores não criam identificação com o clube, devido à falta de competitividade financeira das instituições locais perante às outras praças da Europa, por exemplo.”

Outro destaque abortado por Resende é a importância da família na sua vida. Para ele, a presença do pai na família funciona como uma “âncora” para os filhos e um alicerce para a estrutura familiar. “É o alicerce da nossa vida. Quando estou angustiando eu, não sei bem ao certo por que eu lembro do meu pai.”

Segundo Resende, seu pai vendia tecido e sua a mãe costurava vestidos para noivas e, ao mesmo tempo em que tirava as medidas das moças, ela as orientava para a vida conjugal. “As orientações da minha mãe devem ter durado mais do que os vestidos que ela fazia.” Durante o lançamento do livro, o desembargador, ora em vias da aposentadoria, irá receber homenagens do portal mundial de poetas, o Poetas del mundo.

Em 43 anos de magistratura, Resende – atualmente no cargo de 2.º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná – teve uma atuação marcante para vários setores da sociedade.

Foi criador da Guarda Mirim de Arapongas, ajudou na criação do SOS criança, em Curitiba, que posteriormente serviu de referência para a implantação de outros serviços de denúncia em âmbito nacional, além de participar da criação de varas judiciais especiais no Estado.