José Manuel Caballero Bonald é o vencedor do Cervantes

O escritor espanhol José Manuel Caballero Bonald ganhou hoje o Prêmio Cervantes 2012, um reconhecimento à obra deste “poeta romancista, criador de histórias e mestre no uso do idioma”, como considerou o presidente do júri, Darío Villanueva.

Um poeta, romancista e memorialista cuja obra, segundo destacou a decisão do júri, contribuiu “para enriquecer o legado literário hispânico”.

O ministro de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, José Ignacio Wert, anunciou hoje o nome de Caballero Bonald como vencedor do prêmio -tido como o Nobel da literatura hispânica- ao lado da escritora Ana María Matute, agraciada com o Cervantes em 2010 e que também fez parte do júri.

Nesta edição, o prêmio, que foi concedido pela primeira vez em 1976, contou com 21 candidatos na disputa, sendo que Caballero Bonald foi eleito vencedor após cinco votações sucessivas. Segundo o presidente do júri, a projeção ibero-americana do escritor também foi determinante para sua escolha.

Ao anunciar o vencedor, Villanueva lembrou que a poesia foi a primeira dedicação de Caballero Bonald, “um poeta que ainda não guardou a pluma e segue presente em nosso repertório poético”. Além de exaltar sua qualidade como poeta e romancista, o presidente do júri também destacou a tradição memorialista do premiado, memórias literárias com grande criatividade expressiva.

Bonald é autor de, entre outros, “Las Adivinaciones”, “Memorias de Poco Tiempo”, “Dos Días de Septiembre” e “Entreguerras”.

“Tudo isso lhe configura como uma das figuras mais destacadas da literatura espanhola”, completou Villanueva.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna