O filme Uma carta para o futuro – A gênese da imigração judaica no Brasil, produzido pelo ator José de Abreu (foto) – que também fará o papel principal – será uma das próximas produções de Paulínia Magia do Cinema, novo pólo cinematográfico da cidade de Paulínia (SP). O filme tem um tom de documentário e resgatará a história dos colonizadores judeus na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul, atual município de Quatro Irmãos, a 360 quilômetros de Porto Alegre. As filmagens começarão em fevereiro.
?Devemos iniciar a pré-produção assim que eu terminar as gravações da minissérie Amazônia – De Galvez a Chico Mendes, da TV Globo. Estou muito feliz porque o roteiro será assinado pelo Moacir Scliar, um dos maiores escritores brasileiros?, diz José de Abreu.
O ator e produtor já conta com o apoio de nomes importantes da comunidade judaica, como o rabino Henri Sobel, Ivoncy Iochope (Maxxion) e Jaime Sirotski (RBS). A direção ficará a cargo do cineasta gaúcho Osnei de Lima.
?É um projeto de grande valor cultural e histórico. A nossa idéia é contribuir para a diversificação da produção cinematográfica brasileira, apoiando inclusive projetos mais autorais, como é o caso de Uma Carta para o Futuro – A Gênese da Imigração Judaica no Brasil, que terá formato de docu-drama, mistura de documentário com ficção?, comenta Tatiana Stefani Quintela, secretária de Cultura de Paulínia.
O pólo cinematográfico ?Paulínia Magia do Cinema? é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com estimativa de R$ 100 milhões em investimentos em cinco anos. Estão em construção três estúdios de cinema e, em breve, será inaugurado o Museu da TV e Cinema Brasileiro, além de escritórios para produtoras e salas especialmente destinadas a oficinas de cinema. O filme Topografia de um desnudo foi a primeira produção rodada em Paulínia, em julho, com nomes como Lima Duarte, Ney Latorraca, José de Abreu e Gracindo Júnior no elenco.
Município de Paulínia
Fundado há 41 anos, tem 60 mil habitantes e está localizado no nordeste do Estado de São Paulo, a apenas 118 quilômetros da capital. A cidade de Paulínia é o maior pólo petroquímico da América Latina e possui a segunda melhor renda per capita de São Paulo.