O jornalista, escritor e cartunista Dante Mendonça, colunista de O Estado e da Tribuna do Paraná, participa de um novo evento de lançamento de seu recente livro, Serra acima, serra baixo: o Paraná de trás para frente (Editora Bernúncia). Hoje, Mendonça recebe amigos e leitores nas Livrarias Curitiba da Boca Maldita, centro da cidade, entre 10h e 14h.
O jornalista define a publicação como um passeio pelo Paraná, com muitas paradas para a diversão. O livro traz histórias, causos e curiosidades de várias cidades diferentes.
Um dos principais capítulos é intitulado de Simpósio do barreado, no qual há uma intensa discussão entre centenas de personalidades paranaenses – ainda vivas ou já falecidas – sobre a origem de um dos pratos mais famosos do Estado. O barreado teria surgido em Antonina, Morretes ou Paranaguá?
Mendonça reuniu crônicas que já havia escrito para os jornais e juntou com textos inéditos. “Eu escrevo muito sobre o Paraná, sobre Curitiba. Aproveitei algumas destas crônicas e as reescrevi. Mas também há vários textos inéditos”, afirma.
Para o livro, Mendonça fez muita pesquisa. Leu bastante. Mas uma de suas maiores bases foi a conversa. O bate papo com os amigos, com aqueles nem tão conhecidos, com gente que passa. “O Paraná inteiro está em Curitiba.
Conversando com estas pessoas você vai descobrindo histórias. O Paraná é singular justamente por esta pluralidade cultural”, comenta o jor nalista.
Mendonça lembra que, acima de tudo, este é um livro de humor. Um traço presente no dia-a-dia dele. “Será um programão. Sábado, na Boca Maldita… Boa conversa com um café ou um chopp, para quem preferir”.