Jorge Fernando é sinônimo de bom humor, comédia e irreverência. E isto o público curitibano pode esperar no espetáculo BooM, que um dos diretores mais conhecidos do País apresenta hoje, no Guairão, em Curitiba.
A peça já está em cartaz há quase 12 anos e percorreu o Brasil inteiro. O espetáculo traz a história do professor Rebelo, um paranormal que se atrapalha com os espíritos que aparecem ao redor dele.
Junto com a comédia, vêm alguns efeitos especiais e cênicos, que fazem parte da super produção. “O ator do texto, o Luiz Carlos Góes, diz que não tenho espectadores, mas seguidores”, brinca Jorge Fernando, que atua no espetáculo. Na TV, ele está dirigindo a novela global Ti-ti-ti.
Apesar de tanto tempo na estrada, Jorge Fernando tem o cuidado de mudar as músicas, de incorporar novos elementos e conduzir a piada conforme a reação do público.
No final, bem ao estilo do diretor, existe uma grande surpresa. Desta vez, nos primeiros quinze minutos de espetáculo, há uma homenagem para a mãe de Jorge Fernando.
Ele surge vestido exatamente como ela. O ator e diretor também pega dez mulheres que vão assistir à peça, faz um ensaio rápido e depois todas apresentam uma dança ao lado dele. “Este é o tipo de show que as pessoas assistem mais de uma vez. É uma alegria suprema fazer teatro”, afirma.
Segundo o próprio Jorge Fernando, o espetáculo tem duas partes básicas. “Uma é a baixaria, que é desenfreada. A outra é a espiritualidade, que é uma coisa suprema”, comenta.
Mas, acima da brincadeira, o teor do espetáculo passou a ser incorporado na vida pessoal do diretor, depois de tanto tempo. “O texto deixou de ser apenas um texto e aquilo foi virando verdade de vida para mim. Comecei a colocar em prática como se pode viver melhor, como a gente pode aprender. Passei a reavaliar várias coisas e trouxe isto para o espetáculo”, explica.
Quem vê Jorge Fernando na televisão e em entrevistas tem a impressão que ele sempre está correndo, com vários projetos em andamento ao mesmo tempo. “A minha vida pessoal é um absurdo. Eu sou feliz. E me alimento de trabalho”, garante. Mesmo com essa rotina que seria enlouquecedora para qualquer pessoa, ele não esquece do teatro de jeito nenhum.
Ele “acha” dois sábados por mês para apresentar o espetáculo. Em teatros maiores, como é o caso do Guairão, ele faz uma sessão; em menores, ele abre às vezes até duas sessões no mesmo dia. Ele consegue viajar na sexta-feira à noite ou no próprio sábado.
“Assim não rompe tanto a minha rotina. Mas o que eu ganho… A criatividade é enorme na segunda-feira para dirigir o ator na novela”, fala o diretor, revelando o impacto do teatro em outros trabalhos profissionais. Jorge Fernando completou 38 anos de profissão.
Serviço
Comédia BooM, de Luiz Carlos Goés e elenco com Jorge Fernando, Maria Carol e Marcelo Barros. Única apresentação hoje, às 21h, no Guairão (Praça Santos Andrade, s/n, centro de Curitiba). Ingressos a R$ 80 para todos os setores do teatro e meia entrada a R$ 40, para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro. Informações pelos telefones (41) 3304-7900 ou 3304-7982. Classificação 14 anos.