O Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sobe aos palcos do Centreventos Cau Hansen, na noite do próximo dia 16, para encenar o clássico O Lago dos Cisnes, e abrir oficialmente o 26.º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. Durante 11 dias, mais de 4,5 mil bailarinos de 18 estados do País participam do maior festival de dança do mundo, apresentando cerca de 1,6 mil coreografias em mais de 170 horas de espetáculos.
Na Noite de Gala, um dos momentos mais esperados pelo público, solistas do Teatro Bolshoi de Moscou interpretam a Grande Suíte Don Quixote ao lado de 100 alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, os formandos do ano de 2007, professores, ex-alunos que atuam em companhias do exterior e os bailarinos da Cia. Jovem ETBB.
A extensa programação artística e didática do festival inclui Mostra Competitiva, Mostra de Dança Contemporânea, Meia Ponta, Palcos Abertos, Encontro das Ruas, Cursos, Oficinas, Seminários, Rua da Dança e Feira da Sapatilha, além de inúmeros eventos paralelos.
Para encenar o clássico de Tchaikovsky, na versão coreográfica de Yelena Pankova, entram em cena Cecília Kerche, uma das maiores intérpretes do O Lago dos Cisnes, e Vitor Luiz, considerado umas das grandes revelações do balé nos últimos anos, como os principais solistas, seguidos por mais cerca de 70 bailarinos.
A montagem de O Lago dos Cisnes, que será apresentada na abertura do Festival de Dança, foi criada em 2006 pela bailarina russa Yelena Pankova. Este trabalho foi o primeiro de Pankova como coreógrafa no Brasil. As princesas Odette e Odile são interpretadas no clássico pela mesma bailarina, a experiente Cecília Kerche. Seu nome constitui um dos expoentes mais notáveis surgidos no Ballet Latino-americano das últimas décadas. Brasileira, ela integra o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como bailarina principal. A programação completa do Festival de Dança de Joinville está no www.festivaldedanca.com.br.