Próspera e pacata. Industrial e bucólica. Cidade dos príncipes, do chope e das flores. Joinville é a principal cidade do Estado de Santa Catarina e há 25 anos também se orgulha de ser o berço de toda a diversidade da dança no único evento que reúne mais de 4,5 mil estudantes e profissionais todos os anos em espetáculos de dança clássica, contemporânea, jazz, sapateado, popular e de rua. Em 2007, o Festival de Dança de Joinville acontece de 18 a 28 de julho com um público estimado de aproximadamente 200 mil pessoas, em 11 dias de festa. Por sua magnitude e constância, o evento já é considerado o maior do mundo desde 2005, pelo Guiness Book.

continua após a publicidade

Os amantes da dança podem se esbaldar com uma verdadeira maratona de 1.250 apresentações, atividades didáticas e ainda aproveitar para se aperfeiçoar em cursos e seminários. A maior parte dos eventos acontece no complexo do Centreventos Cau Hansen (onde também fica a sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil -ETBB), com toda a estrutura para receber mais de 4 mil espectadores por noite. Mas a cidade também fervilha com os Palcos Abertos, espaços especialmente montados que invadem empresas, praças e shoppings, proporcionando à população e aos turistas apresentações gratuitas nos mais variados horários.

No programa, além de mais de 2 mil vagas para cursos e oficinas, estão as já tradicionais Noite de Abertura e Noite de Gala, Mostra Competitiva, Mostra de Dança Contemporânea, Meia Ponta (festival dedicado aos pequenos alunos/bailarinos de 10 a 12 anos), apresentações em Palcos Abertos, seminários de dança, Encontro das Ruas (hip hop) e a Feira da Sapatilha.

Noite de abertura com Baryshnikov

Marcando o jubileu de prata do festival, a companhia Hell?s Kitchen Dance – com Mikhail Baryshnikov – é grande atração da noite de abertura no dia 18 de julho, no Centreventos Cau Hansen. Depois de mais de dois anos de negociações, o grande nome do balé mundial vai estrear sua turnê internacional em Joinville, apresentando o mesmo espetáculo apenas em mais duas cidades brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

Enquanto a dança rola no palco, outra atração paralela também já está se consagrando. É a Feira da Sapatilha, que completa o evento com lazer e boas opções de compras. O evento é um sucesso comercial que reúne os maiores fabricantes de artigos e acessórios para dança no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen.

Além de tudo isso, o Festival de Dança de Joinville ainda conta com uma diversidade de cursos e oficinas com professores especializados, de referência no Brasil e exterior.

Serviço

continua após a publicidade

25.º Festival de Dança de Joinville, de 18 a 28 de julho de 2007. Ingressos à venda a partir de 2 de julho pelo site do festival ou diretamente na bilheteria do Centreventos. Informações: (47) 3028-2020 (Instituto Festival de Dança de Joinville).

Mais informações no site www.festivaldedanca.com.br.