John Vaz encena peça Chico Mendes nesta sexta em Cascavel

Uma defesa apaixonada da Amazônia. Este é o ponto de partida da peça teatral "Chico Mendes", que o ator global John Vaz encena nesta sexta-feira (23), às 20 horas, no auditório do Colégio Marista, em Cascavel. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos no local. O evento tem o apoio da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura.

Considerado um dos mais consagrados atores de teatro da atualidade, com personagens interpretados como JK, (premiado com a Medalha JK em 2002) João Goulart, Antonin Artaud, Louis Althusser, Bispo do Rosário, entre outros, John Vaz encara Chico Mendes para mostrar a sua luta ao lado dos povos da floresta. "Mesmo o espectador com pouca ou nenhuma informação sobre Chico Mendes terá nesta montagem uma grande exposição sobre o tema", explica o organizador do evento, Alfredo Lírio da Cruz.

A peça é baseada na última reunião de Chico Mendes no sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, onde o teatro se transforma em um sindicato, e o público em sindicalistas. "Ali, Chico Mendes relata toda a luta de seu povo, desde o ciclo da borracha, passando pela criação dos sindicatos, a luta contra a UDR, os empates, sua passagem pela ONU, até culminar em sua morte. Todos os pensamentos e idéias de uma Amazônia preservada e auto-sustentável são revelados na montagem", explica.

No sábado e domingo, John Vaz ministra o módulo sobre "Metodologia de Antonin Artaud", no curso da Companhia Extensiva de Pesquisa Teatral, promovido pela Associação Cultural Amigos da Arte (ACAA). O curso será no Centro Cultural Gilberto Mayer.

JOHN VAZ

Classificado pelo O Globo como "O mil faces do teatro", ele já interpretou monólogos em que encenou como JK, Jango e Chico Mendes no Museu da República, no Rio, e em escolas da cidade e país adentro. Em 2006, na pele de Che Guevara, interpretou a peça sobre as últimas horas do guerrilheiro. Na TV, atuou na minissérie JK, da rede Globo, como Jango e na minissérie Amazônia, como Rojas (coronel boliviano).  Começou a carreira em 1986, tendo como seu principal orientador o também ator Rubens Corrêa, se especializando em interpretar biografias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo