João Lopes (o Bicho do Paraná) e Carminha foram os nomes escolhidos para a largada do projeto CD Comentado, amanhã, dia 28 de agosto, a partir das 19h, no Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom. O projeto, com concepção artística do músico Glauco Solter, é um convite para ouvir, conhecer e debater, faixa a faixa, os trabalhos de importantes músicos e grupos paranaenses.
Para Solter, o projeto traz ao público paranaense uma maneira inusitada de conhecer seus artistas e suas obras. Ao invés das tradicionais apresentações ao vivo, o que se propõe é que a platéia escute o CD juntamente com o próprio autor, que tecerá comentários e descreverá detalhes da sua criação. O ouvinte poderá sanar dúvidas e terá acesso a explicações sobre o processo de concepção de cada música, desde o momento da composição até a gravação em estúdio.
A próxima atração do projeto já está definida: Black Maria, no dia 25 de setembro, também a partir das 19h. Estão previstas, em todas as edições do projeto, a apresentação de algumas músicas ao vivo pelos artistas convidados.
O Espaço Arte e Cultura da Brasil Telecom foi criado em junho de 2001 com o objetivo de fomentar e a divulgar a arte e a cultura paranaenses. De lá para cá, já foram realizados cerca de 100 eventos, com a presença de mais de 100 artistas e 25 mil visitantes.
João Lopes
Subiu ao palco a primeira vez a convite do vocalista do Blindagem, Ivo Rodrigues, no final dos anos 70s. Cantou duas músicas e, logo depois, estava tocando no Teatro Paiol. Lançou seu primeiro disco em 1981 (João Lopes), Vieram depois Pé vermelho (1988), O homem ao natureza (1990) e Interiores (1996), o último em vinil. Ano passado, iniciou nova fase na carreira ao lançar João Lopes, bicho do Paraná acústico. Ao longo da sua carreira, teve sempre a companhia de Carminha.
Glauco Solter
Nasceu em Cascavel em 1969. Começou a tocar baixo elétrico e atuar profissionalmente em 1985. Em 1994, lança seu primeiro CD solo. É instrumentista, arranjador, compositor, produtor e diretor musical. Como baixista, já se apresentou no Brasil, Europa, Estados Unidos e África. Atualmente toca com o grupo Na Tocaia, ao lado de Raul de Souza; acompanha Carlos Careqa e dirige o grupo-idéia Sinfonética Comunitária Flutuante. Atua ainda como professor do Conservatório de MPB de Curitiba e é o diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba.
Serviço:
Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas, 115, térreo, Mercês)
Ingresso social: 1 litro de leite longa vida – Informações e inscrições pelos telefones (41) 3305-4426/3305-4441 ou pelo e-mail arte.cultura@brasiltelecom.com.br.