O pianista e regente João Carlos Martins e a Orquestra de Câmara da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizam no sábado, dia 23, no Teatro Guaíra, concerto beneficente em prol da Santa Casa de Curitiba.
A vinda do maior intérprete de Bach do mundo a Curitiba faz parte do projeto da PUCPR, Música nos Hospitais, patrocinado pela Editora FTD por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
O projeto promove concertos da Orquestra de Câmara da PUCPR com entradas revertidas à entidades filantrópicas. O espetáculo abre a temporada de apresentações da Orquestra da Universidade e celebra dez anos de existência da sinfônica.
A apresentação de João Carlos Martins é a 10.ª promovida pelo projeto Música nos Hospitais. O repertório será composto por clássicos da música erudita, como a Pequena Serenata Noturna de Mozart e o Concerto de Brandenburgo de Bach, assim como da música popular brasileira, representada por composições de Tom Jobim.
Martins assumirá a regência da primeira parte do concerto e, na segunda, ele se apresentará ao piano. A apresentação de João Carlos Martins, em Curitiba, antecipa a turnê européia e norte-americana, que incluirá um concerto no Carnegie Hall, a mais tradicional sala de concertos de Nova York, em maio.
Não só o talento lhe rendeu a fama. A trajetória de superações, marcada por uma lesão na mão no auge de sua carreira, uma lesão cerebral que comprometeu o lado direito do seu corpo e diversas cirurgias nas mãos, enaltece ainda mais a carreira do músico. Atualmente, Martins toca com apenas uma das mãos e utiliza no máximo quatro dedos. João Carlos Martins já tocou com as maiores orquestras americanas e européias, tais como Boston Symphony, Los Angeles Philharmonic, Royal Philharmonic, Cleaveland Symphony, Pittsburgh Symphony entre outras.
Serviço
Evento: João Carlos Martins e a Orquestra de Câmara da PUCPR
Dia: 23/12 (sábado)
Horário: 21h
Ingressos: 40,00 (platéia), 30,00 (1.º balcão), 20,00 (2.º balcão) – Desconto de 50% para estudantes, pessoas com mais de 60 anos, assinantes da Gazeta do Povo, cartão do Teatro Guaíra.