Encerrando os eventos comemorativos dos 250 anos de nascimento de Mozart, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe depois de amanhã, dia 19, às 20h, os pianistas João Carlos Martins e Alvaro Siviero, no evento de lançamento do DVD Reverie, de Martins. Juntos, eles já haviam iniciado as homenagens ao compositor há um ano, em evento realizado no Canal da Música. Na terça-feira, eles irão interpretar Mozart a dois pianos.
?Essa ocasião coroa todo o nosso trabalho e percebemos que vale a pena investir na música. Nada mais justo para homenagear mestres como Mozart??, afirma Siviero. No Lançamento do DVD Rêverie, o público acompanha com os dois pianistas a projeção deste segundo DVD sobre Martins. Nela, a produção acompanha a fase de Martins como maestro, e revela o renascer de um músico após ter encerrado uma fase como artista de piano.
João Carlos lança DVD. |
Após a exibição, Álvaro e Martins ficam por conta do público, em uma sessão de bate-papo com direito a perguntas de todos os presentes. Encerrada a conversa, os dois interpretam a dois pianos algumas transcrições de Mozart.
Álvaro Siviero atua como pianista e participa de bancas de concursos para piano, já tendo dirigido artisticamente o Estação Música, em 2005. O projeto reuniu grandes nomes da música erudita e foi considerado de referência nacional por seu caráter pedagógico. Em 2006, participou, com outros pianistas escolhidos a dedo, do curso de Master Class em Beethoven, na Casa Orfeu – Fondazione Wilhelm Kempff, em Positano, na Itália.
João Carlos Martins teve a carreira marcada por glórias e um reconhecimento internacional ainda jovem, porém, problemas em suas mãos tiraram sua mobilidade e a carreira como pianista teve um final melancólico. Obstinado por música, ele continuou estudando o repertório clássico até se tornar maestro, cargo que exerce com excelência, mesmo sem a partitura, já que não consegue virá-la – sua genialidade é sempre posta à prova, e por isso, ele mantém decoradas na memória de oito a dez mil páginas de composição. Mais informações pelo telefone (41) 3079-1332.
Ano Mozart em Curitiba foi Classe A
Este ano a música erudita ficou marcada pelas comemorações dos 250 anos de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Compositor clássico mais conhecido na história ocidental, o austríaco de Salzburg trabalhou com todos os gêneros da composição erudita. Nenhum outro gênio compôs 27 concertos para piano (dois deles em tom menor). Em Curitiba, a primeira homenagem a Mozart ocorreu há um ano, em um concerto magistral da Bacchiana Chamber Orchestra, do maestro João Carlos Martins, com o pianista Álvaro Siviero, no Canal da Música.
Bacchiana Chamber Orchestra deu concerto magistral. |
Na ocasião foi apresentada a Serenata em Sol Maior K. 525 (Pequena serenata noturna), e o Concerto para piano e orquestra nº 23, em Lá maior K.488. Nas grades cidades brasileiras, Mozart foi lembrado conforme a estrutura artística que cada cidade permitia. Em São Paulo foram feitas celebrações com sinfonias, óperas, concertos e música de câmara.
Em Salsburg, a nata mundial da música realizou inúmeras apresentações e novas polêmicas acerca do compositor foram levantadas. Um documentário da TV austríaca mostrou que não há como garantir que o crânio guardado no Mozarteum, de Salzburgo, seja mesmo do compositor. Existe a suposição que ele tenha sido enterrado em uma vala comum, por sua esposa não poder pagar um enterro. A situação financeira do compositor já foi explorada anteriormente por pesquisadores e artistas. Cartas e documentos mostram que ele tinha muitos empréstimos e, como sugere o filme Amadeus, do cineasta Milos Formam, Mozart gastava seu dinheiro sem medidas ou noção.
Segundo o pianista Álvaro Siviero, a obra de Mozart é absurda, devido à sua riqueza e vastidão. De fato, sua fama transpôs a história e hoje é um dos nomes mais conhecidos pela humanidade.
O compositor foi lembrado em outras ocasiões na cidade de Curitiba. No Teatro Fernanda Montenegro, a dupla Álvaro Siviero e João Carlos Martins voltou a se apresentar, com o Concerto para piano nº 21.
Em outro momento, o Teatro HSBC realizou uma série de três concertos que reverenciou Mozart: no primeiro, Álvaro Siviero realizou um recital, no segundo dois quartetos de música de câmara tocaram o quarteto para flauta, violino, viola e violoncelo KV 285 e KV 285b. Encerrando a série, um concerto que certamente ficou guardado no coração dos músicos participantes, e também do público presente. O pianista austríaco Paul Gulda, filho do lendário Frienrich Gulda, na companhia de Siviero, apresentaram junto a Orquestra da PUC-PR, um caprichado Concerto para dois pianos e orquestra nº 10, K365, de Mozart, no Teatro HSBC. (DST)
O gênio e seus tributos
Mozart compôs mais de 600 obras, entre sinfonias, sonatas, concertos, óperas e música de câmara. Qualquer homenagem que se faça não suplanta a grandiosidade do músico, mas Curitiba não ficou para trás. Um herói lendário, um homem amoral, um arquétipo da libertinagem. Com o personagem central de uma das óperas mais famosas da história, Don Giovanni, o Centro Cultural Teatro Guaíra, em uma parceria com o Conservatório de Música A. Bruzzolla de Adria, da Itália, lembrou Mozart. Criado em 1787, com libreto de Lorenzo da Ponte, o espetáculo inflama o amor e retrata a inconstância do ser humano.
O elenco de Don Giovanni trouxe 32 solistas (brasileiros e italianos), que dividiram o palco e o latim, com solos em italiano e português. Dividida em dois atos e cinco cenas, a ópera teve regência do maestro Alessandro Sangiorgi. A Camerata Antiqua de Curitiba realizou uma apresentação especial para as crianças internadas no Hospital Erasto Gaertner, no dia 6 de setembro. Com 21 integrantes, entre coro e orquestra, a Camerata apresentou um repertório de Mozart com teatro de bonecos. O encontro ocorreu no auditório do Hospital Erasto Gaertner.
Dentro do repertório de piano, o Teatro Guaira recebeu o pianista Caio Pagano, que sob a batuta de Massimiliano Carraro, interpretou o Concerto para piano e Orquestra n.º 25 K503. Para finalizar as homenagens a este deus da música, João Carlos Martins e Álvaro Siviero, novamente, se encontram na capital paranaense no lançamento do DVD Rêverie, de Martins. Na ocasião, dia 19, realizam uma transcrição de Mozart em dois pianos. (DST)