O Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga chega à quarta edição. O ousado projeto da Via de Comunicação de levar jazz, blues e boa música instrumental em pleno período de carnaval a uma pequena cidade cearense parecia delírio. E que belo delírio! Mas os instrumentistas amantes dessa música acreditaram que podia dar certo… E deu! O festival aconteceu, cresceu e hoje tem o reconhecimento de músicos e críticos especializados de todo o país. Foram mais de 50 bandas inscritas, do Amazonas ao Rio Grande do Sul e até mesmo de fora do país.
Depois de um criterioso e difícil processo de seleção, onde o alto nível dos inscritos foi opinião unânime entre os membros da curadoria, chegou-se às oito bandas que vão se apresentar de 1.º a 4 de março de 2003 no palco do Teatro Rachel de Queiroz, em Guaramiranga. Quatro delas, escolhidas pelo público, vão repetir o show na segunda fase do festival em Fortaleza, de 6 a 9 de março, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
As bandas e músicos selecionados foram: Dino Rangel (RJ), Izy Gordon (SP), Big Chico (SP), Marajazz (CE), Tribo de Jazz (CE), Double Blues Band (CE), Overtrio (CE) e Vox Dei Blues Project (CE).
Além dos selecionados, o público do festival terá a oportunidade de apreciar a música dos renomados instrumentistas brasileiros Hermeto Pascoal, Traditional Jazz Band, Baseado em Blues, Fernando Noronha & Black Soul e Duofel. Os quatro primeiros no Teatro Rachel de Queiroz em Guaramiranga e no Dragão em Fortaleza, e o Duofel no fim de tarde, ao ar livre, na escadaria da igreja matriz de Guaramiranga. Os quatro primeiros também farão ensaios abertos e Guaramiranga e workshops gratuitos em Fortaleza para inscritos.
A programação do festival conta ainda com as já tradicionais JAM’s Sessions, que acontecem sempre após o último show com o palco livre para os improvisos e parcerias efêmeras. Em Guaramiranga as JAM’s acontecem em um palco ao ar livre na praça do teatro e em Fortaleza no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O festival é uma realização da Via de Comunicação com apoio do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará – Secult e das empresas Tim, Indaiá, Coelce e Agripec.