A água do mar, dos rios e seus mistérios. Cachoeiras. A imagem distorcida dos golfinhos em movimento, espelhos d?água, balé de arraias, profusão de peixes e cores. Este, em resumo, pode ser o mundo de Janete Mehl, artista plástica curitibana que há 20 anos pesquisa e pinta a água e toda vida que faz parte dela.
É parte desta vida que está contida na mostra Planeta água, que abre amanhã, às 19h30, no Park Shopping Barigüi, onde permanece até dia 30 de maio. São 20 telas que, em cores e vida em movimento, contam parte da história da água e da própria artista.
Janete não apenas retrata a vida contida na água, como também é ardorosa defensora do meio ambiente. Seus quadros são um grito de alerta para os problemas enfrentados pelo planeta água, e todo o ecossistema. Os rios são de águas límpidas, os espelhos d?água são verdadeiros redemoinhos de cores, e a vida marinha é pródiga em reprodução. ?É como eu vejo o meio ambiente que me cerca, apesar de saber que nem tudo é assim. Mas é como eu quero que sejam os rios, o mar e todo o ecossistema, rico em cores e em vida?, diz Janete.
A intenção da artista, com a mostra, é chamar a atenção para o que considera ?despreocupação com o nosso planeta, que precisa ser tratado com mais carinho?. Lembra que o ser humano não sobrevive sem água, mas ao mesmo tempo polui o meio ambiente e mata a vida marinha.
Planeta água não quer ser apenas mais uma exposição de quadros reunindo o que há de mais belo no mar e nos rios. Quer, antes de mais nada, ser um alerta para a sociedade de que é preciso conscientização ecológica e cuidado com o meio ambiente, para que a vida que nos cerca seja preservada.