A coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba, Janete Andrade, será a diretora artística da 24ª Oficina de Música de Curitiba, que será realizada em janeiro de 2006.

continua após a publicidade

Também já está garantido o orçamento para a realização da Oficina, que terá valor similar ao da Oficina de 2005, realizada em janeiro passado. O orçamento será de cerca de R$ 900 mil. "Iniciamos o planejamento com um orçamento inferior, mas na sexta-feira passada recebemos a garantia da Prefeitura Municipal de que poderemos contar com recursos para realizar uma Oficina, no mínimo, nas mesmas proporções que a de janeiro passado".

Janete Andrade está nos Estados Unidos, a convite do Consulado Americano, um dos apoiadores da Oficina de Música Curitiba. Ela está em visitas a Chicago, Nova York e Boston fazendo contatos com músicos que o Consulado trará para Curitiba em janeiro para participarem da Oficina.

Currículo

continua após a publicidade

Janete Andrade, que na 23ª Oficina de Música foi presidente do Conselho Artístico, tem extensa experiência na área. Ela iniciou seus estudos de música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Foi integrante do Conjunto Renascentista de Curitiba, dirigido por Eunice Brandão, e do Studium Musicae. Em 1985, embarcou para a Europa, iniciando seus estudos de Música Antiga na Schola Cantorum Basilensis, Basel ?Suíça, especializando-se em Música Medieval e Barroca, onde permaneceu durante seis anos. Participou de Workshops e Cursos de extensão na Alemanha, Holanda, Suíça e França.

Janete Andrade atuou como 1º oboísta na Orquestra da Sociedade Bach de São Paulo. Foi solista da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Roberto de Regina. Participou como professora de diversos festivais de música no Brasil, como: Festival de Música de Londrina, Oficina de Música de Curitiba, Festival de Música de Cascavel, Festival de Coros dos Meninos Cantores em Novo Hamburgo (RS).

continua após a publicidade

Ela também trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná como assessora de música, sendo responsável pelos principais projetos musicais pedagógicos e artísticos no Estado.

Desde o ano 2001, Janete é responsável por todos os projetos de música ligados à Fundação Cultural de Curitiba, nos quais encontram-se sob sua responsabilidade a Camerata Antiqua de Curitiba, Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba e a Oficina de Música de Curitiba.