A coordenadora de música da Fundação Cultural de Curitiba, Janete Andrade, será a diretora artística da 24ª Oficina de Música de Curitiba, que será realizada em janeiro de 2006.
Também já está garantido o orçamento para a realização da Oficina, que terá valor similar ao da Oficina de 2005, realizada em janeiro passado. O orçamento será de cerca de R$ 900 mil. "Iniciamos o planejamento com um orçamento inferior, mas na sexta-feira passada recebemos a garantia da Prefeitura Municipal de que poderemos contar com recursos para realizar uma Oficina, no mínimo, nas mesmas proporções que a de janeiro passado".
Janete Andrade está nos Estados Unidos, a convite do Consulado Americano, um dos apoiadores da Oficina de Música Curitiba. Ela está em visitas a Chicago, Nova York e Boston fazendo contatos com músicos que o Consulado trará para Curitiba em janeiro para participarem da Oficina.
Currículo
Janete Andrade, que na 23ª Oficina de Música foi presidente do Conselho Artístico, tem extensa experiência na área. Ela iniciou seus estudos de música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Foi integrante do Conjunto Renascentista de Curitiba, dirigido por Eunice Brandão, e do Studium Musicae. Em 1985, embarcou para a Europa, iniciando seus estudos de Música Antiga na Schola Cantorum Basilensis, Basel ?Suíça, especializando-se em Música Medieval e Barroca, onde permaneceu durante seis anos. Participou de Workshops e Cursos de extensão na Alemanha, Holanda, Suíça e França.
Janete Andrade atuou como 1º oboísta na Orquestra da Sociedade Bach de São Paulo. Foi solista da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Roberto de Regina. Participou como professora de diversos festivais de música no Brasil, como: Festival de Música de Londrina, Oficina de Música de Curitiba, Festival de Música de Cascavel, Festival de Coros dos Meninos Cantores em Novo Hamburgo (RS).
Ela também trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná como assessora de música, sendo responsável pelos principais projetos musicais pedagógicos e artísticos no Estado.
Desde o ano 2001, Janete é responsável por todos os projetos de música ligados à Fundação Cultural de Curitiba, nos quais encontram-se sob sua responsabilidade a Camerata Antiqua de Curitiba, Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba e a Oficina de Música de Curitiba.