Quem passa pelas calçadas do Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, tem a oportunidade de assistir a um espetáculo diferente e interativo. Vitrine é o novo trabalho criado pelos bailarinos do Guaíra 2 Cia de Dança, que será apresentado até o dia 6 de junho, tendo como palco as janelas do Teatro. São 12 trabalhos diferentes que são encenados diariamente, sempre no período da tarde, a partir das 13h30, possibilitado a quem passa pelo centro da cidade, ver sempre uma nova coreografia.
A idéia da Companhia com o espetáculo Vitrine é compartilhar seu processo de pesquisa com a população que anda nos arredores do teatro Guaíra.
?A arquitetura do Teatro proporciona uma série de espaços permeáveis à luz do sol. São grandes janelas de vidro, onde o interior e o exterior do teatro se encontram. São nesses pontos que as apresentações acontecem. Os bailarinos deixam suas salas de ensaio e apresentam-se para o público através desses vidros, como se estivessem em uma vitrine?, explica Rosemeri Rocha, responsável pelo projeto e professora de dança contemporânea do grupo desde 2001.
A idéia é passar ao público a impressão de uma verdadeira ?vitrine móvel?.
?Uma pesquisa aprofundada necessita de tempo e trabalho. Essa é uma oportunidade de enfatizar e mostrar ao público, por meio de um formato inovador, o processo de investigação coreográfica da Companhia. A idéia é propagar o conhecimento artístico, promovendo uma arte mais cidadã, menos hierárquica e mais próxima dos diferentes nichos sociais e culturais?, diz Rosemeri.
O grupo Guaíra 2 Cia de Dança criado em dezembro de 1999, é composto por nove bailarinos que atuaram no Balé Teatro Guaíra e escolheram trabalhar com a pesquisa em dança contemporânea.
