Letras existenciais, surf music, pitadas de folk e rock e jams acústicas. É munido desses elementos que Jack Johnson, guitarrista, cantor, compositor e surfista, lança seu quinto CD de estúdio, “To The Sea”, no qual agrupa 13 canções inéditas. Há tempos, o músico havaiano não se dedicava a um trabalho tão autoral como este, em que, muito além de coisas palpáveis, fala de sentimentos, sensações e pensamentos.
Ele escreve e canta sobre os corações que deveriam estar mais próximos, sobre a bela amada que é tão meiga com ele num mundo que não é lá tão justo, sobre o filho querido a quem ele conclama para correr até as árvores e descer até o mar em sua companhia. Da faixa de abertura, a saborosa You and Your Heart, primeiro single lançado deste trabalho (que também pode ser encontrado em LP), até Only The Ocean, dona de uma melodia melancólica e letra essencialmente poética, Johnson não decepciona quando o assunto é mesclar suas referências musicais. Mesmo quando mostra um pouco mais do mesmo, como em My Little Girl.
Engajado em questões ambientais, ele quis fazer uma gravação coerente com a bandeira que defende. Por isso, To The Sea foi gravado nos estúdios Mango Tree, no Havaí, e no Solar Powered Plastic Plant, em Los Angeles, movidos totalmente à base de energia solar. Já os encartes do disco são feitos de material reciclado, com certificação do FSC, selo verde respeitado no mundo inteiro.
Cercado pelos queridos parceiros, Merlo Podlewski, no baixo, Zach Gill, no piano, e Adam Topol, na bateria, o músico fez um disco propositalmente alegre, alto-astral. Era assim que queria marcar a nova fase da vida, após a superação da morte do pai, o também surfista Jeff Johnson, a quem ele dedica este novo álbum.