O Itaú Cultural sedia em São Paulo, até 13 de outubro, a mostra Emoção Art.ficial, que traz obras digitais criadas em alguns dos principais centros de investigação do uso de novas tecnologias na produção artística do mundo. São 39 obras criadas por artistas de conceituados media centers da Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Holanda, Índia, Japão, México e Polônia. O Brasil é representado por um trabalho inédito, desenvolvido pelo Itaulab – o laboratório de arte e tecnologia do Itaú Cultural, embrião do que pode vir a ser o primeiro media center brasileiro.

Ricardo Oliveros, coordenador e produtor executivo da exposição, propôs aos visitantes três temas: a reflexão sobre conceitos de cidades e comunidades virtuais, a relação do homem com a máquina e questões ligadas à comunicação.

Em setembro, a exposição vai ganhar uma nova obra: a versão work in progress de Avenida Paulista – 1915, um projeto da equipe do Itaulab que inclui pesquisa, modelagem 3D e desenvolvimento de software para a recriação virtual da Avenida Paulista no começo do século passado, baseada no acervo fotográfico da cidade de São Paulo do grupo Itaú.

continua após a publicidade

continua após a publicidade