Israelense ganha, de novo, concurso de cartuns em Foz

cartun5281104.jpg

Cartum de Ochakovsky, vencedor
do concurso deste ano.

Ele levou mais um prêmio. O russo, naturalizado israelense, Yuri Ochakovsky é o grande vencedor do II Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, que este ano recebeu trabalhos sobre o tema "Planeta Turismo". Pelo segundo ano consecutivo, os cobiçados 10 mil dólares da premiação destinada ao primeiro colocado são dele.

O segundo lugar ficou com o paulista Gilmar Barbosa, e o terceiro com a

cartun281104.jpg

O segundo lugar ficou com
o paulista Gilmar Barbosa.

curitibana Pryscila Vieira – a melhor colocação de uma cartunista mulher em toda a história dos salões. O quarto lugar foi para o paulista "Verde" (Marcelo Barreto de Lacerda), e o quinto lugar também foi para um paulista, Luciano Félix.

O júri, formado por 17 feras, entre cartunistas e jornalistas, levou mais de cinco horas para chegar ao veredicto final. A argentina Ana Von Reuber, o paraguaio Casartelli, Santiago, Albert Piauí, Angeli, Paulo e Chico Caruso, Bione, o baiano Luís Pimentel, os paranaenses Solda e Dante Mendonça – de O Estado -, Daniela Baptista, a dupla Gual e Jal, Sidney Gusman, Orlando e o

cartun2281104.jpg

O terceiro posto é da
curitibana Pryscila Vieira.

mineiro Lor, que foi eleito presidente do grupo, foram eliminando pouco a pouco os participantes até que chegaram a 39 finalistas. Votaram separadamente nos seus cinco preferidos, atribuindo pontos em ordem de preferência, o primeiro lugar tinha peso 5 e o quinto colocado peso 1.

Aos poucos, com a computação dos votos, o clima foi esquentando e o cartum de Yuri já abria grande diferença em relação ao segundo colocado. Entretanto, o resultado final ainda não estava definido, pois os cinco mais bem colocados do grupo de 39 passaram por nova votação e então o resultado foi confirmado.

Segundo Ana Von Reuber, "foi difícil demais, por causa da grande quantidade

cartun3281104.jpg

"Verde" foi o quarto colocado.

de desenhos. O grupo pré-selecionado tinha um nível parecido em qualidade, mas muito diferente na idéia. Foi difícil e polêmico decidir, pois tanto havia mensagens muito inteligentes, quanto engraçadas. Eu acredito que todos decidiram premiar a graça, a alegria, o alto impacto visual e a originalidade, mas sobretudo a poesia que há no cartum vencedor".

O presidente do júri, Luiz Oswaldo Rodrigues, o Lor, que foi responsável por organizar a forma de votação e garantir que os critérios fossem preservados, comentou o resultado ao fim da jornada: "Para mim foi uma honra participar e ser presidente desse júri. Acredito que fizemos um trabalho cuidadoso, transparente e que realmente escolheu os melhores, reunindo a boa idéia humorística, o traço maduro e a clareza da mensagem".

cartun4281104.jpg

O quinto lugar também foi
para um paulista, Luciano Félix.

Depois da votação, os convidados assistiram à abertura oficial do Festhumor. Estiveram presentes o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, o prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis da Silva, entre outras autoridades. A noite foi encerrada numa animada festa na boate Tass, no centro da cidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo