Foto: Anderson Tozato |
Os cinqüentões mostraram que ainda estão com todo o gás. O vocalista, Bruce Dickinson veio até o Brasil pilotando o avião. continua após a publicidade |
Dizer que foi um show inesquecível seria redundância quando se trata da apresentação da maior banda de heavy metal de todos os tempos: Iron Maiden. Os veteranos do metal pesado arrastaram uma multidão, que passava de vinte mil pessoas, até a Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, na noite da última terça-feira. Essa foi a segunda apresentação da banda no Brasil, e parte da turnê mundial Somewhere Back in Time.
Uma estrutura com doze toneladas de equipamentos foi montada para o show, que por volta das 21h, foi colocada à prova quando subiram ao palco o vocalista Bruce Dickinson, o baixista Steve Harris, o baterista Nicko McBrain e os guitarristas Adrian Smith, Janick Gers, e Dave Murray. Minutos antes, dois telões exibiam imagens de bastidores, como do ?Ed Force One?, avião pilotado pelo comandante e vocalista Dickinson, sob ao som de Transylvania, canção do álbum Iron Maiden.
Em seguida a cenas passaram a ser da 2.ª Guerra Mundial, capitaneada pela voz do inglês Winston Churchill, e depois dessa introdução, a Pedreira tremeu quando a banda surgiu no palco cantando Aces High, do disco Powerslave. A partir dessa hora, já não tinha mais volta, pois era só o começo do que seria uma das noites mais memoráveis para os fãs do metal. A segunda música também foi clássica, 2 Minutes to Midnight, também do Powerslave, emendadas em ouros grandes sucessos, de discos como o Somewhere in Time, Fear of the Dark, The Number of the Beast e Seventh Son of a Seventh Son.
Foto: Anderson Tozato |
O baixista Steve Harris e o guitarrista Adrian Smith. |
Foi uma viagem no tempo, que parece que não passou para a banda também. Os cinqüentões mostram que ainda estão com todo o gás. Bruce Dickinson levou o público ao delírio com a voz potente – e quando resolveu subir nas estruturas ao lado do palco. E o que falar de Steve Harris, ?pai? do Maiden? Parecia que está tudo perfeito, só faltava mesmo o mascote da banda, Eddie. Mas na canção Iron Maiden, de 1980, ele apareceu, vestido de Blade Runner, assim como na capa de Somewhere In Time. E essa foi a última música, antes do bis, que veio com mais três músicas: Moochild, Clairvoyant e Hallowed Be Thy Name.
Ah, antes do show, a filha do baixista Steve Harris, Lauren, tocou por meia hora. Mas acho que depois da apresentação do Maiden, ninguém mais lembra disso.
Mancada
Alguns fotógrafos de jornais e revistas estavam revoltados com a produção do show que, segundo eles, trataram os profissionais com desrespeito e pouco caso. Logo no início do show, eles foram expulsos da frente do palco, lugar que é geralmente reservado aos fotógrafos credenciados para tirar as melhores fotos da banda. ?Sem nenhuma educação nos mandaram sair daqui, aonde estávamos fazendo o nosso trabalho. E agora não temos nem aonde deixar nossos equipamentos. Estou tendo que ir embora mais cedo para casa?, reclamou um deles.