Iron Maiden arrasta multidão em Curitiba

Dizer que foi um show inesquecível seria redundância quando se trata da apresentação da maior banda de heavy metal de todos os tempos: Iron Maiden. Os veteranos do metal pesado arrastaram uma multidão, que passava de vinte mil pessoas, até a Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, na noite da última terça-feira. Essa foi a segunda apresentação da banda no Brasil, e parte da turnê mundial Somewhere Back in Time.

Uma estrutura com doze toneladas de equipamentos foi montada para o show, que por volta das 21h, foi colocada à prova quando subiram ao palco o vocalista Bruce Dickinson, o baixista Steve Harris, o baterista Nicko McBrain e os guitarristas Adrian Smith, Janick Gers, e Dave Murray. Minutos antes, dois telões exibiam imagens de bastidores, como do ?Ed Force One?, avião pilotado pelo comandante e vocalista Dickinson, sob ao som de Transylvania, canção do álbum Iron Maiden.

Em seguida a cenas passaram a ser da 2.ª Guerra Mundial, capitaneada pela voz do inglês Winston Churchill, e depois dessa introdução, a Pedreira tremeu quando a banda surgiu no palco cantando Aces High, do disco Powerslave. A partir dessa hora, já não tinha mais volta, pois era só o começo do que seria uma das noites mais memoráveis para os fãs do metal. A segunda música também foi clássica, 2 Minutes to Midnight, também do Powerslave, emendadas em ouros grandes sucessos, de discos como o Somewhere in Time, Fear of the Dark, The Number of the Beast e Seventh Son of a Seventh Son.

Foto: Anderson Tozato

O baixista Steve Harris e o guitarrista Adrian Smith.

Foi uma viagem no tempo, que parece que não passou para a banda também. Os cinqüentões mostram que ainda estão com todo o gás. Bruce Dickinson levou o público ao delírio com a voz potente – e quando resolveu subir nas estruturas ao lado do palco. E o que falar de Steve Harris, ?pai? do Maiden? Parecia que está tudo perfeito, só faltava mesmo o mascote da banda, Eddie. Mas na canção Iron Maiden, de 1980, ele apareceu, vestido de Blade Runner, assim como na capa de Somewhere In Time. E essa foi a última música, antes do bis, que veio com mais três músicas: Moochild, Clairvoyant e Hallowed Be Thy Name.

Ah, antes do show, a filha do baixista Steve Harris, Lauren, tocou por meia hora. Mas acho que depois da apresentação do Maiden, ninguém mais lembra disso.

Mancada

Alguns fotógrafos de jornais e revistas estavam revoltados com a produção do show que, segundo eles, trataram os profissionais com desrespeito e pouco caso. Logo no início do show, eles foram expulsos da frente do palco, lugar que é geralmente reservado aos fotógrafos credenciados para tirar as melhores fotos da banda. ?Sem nenhuma educação nos mandaram sair daqui, aonde estávamos fazendo o nosso trabalho. E agora não temos nem aonde deixar nossos equipamentos. Estou tendo que ir embora mais cedo para casa?, reclamou um deles.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo