A cidade de Irati vai receber a partir do dia 29 de março, quarta-feira, a exposição itinerante "Paraná: Caminhos da História e da Arte", organizada pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Junta Comercial do Paraná. A mostra que acontece na Casa da Cultura (Rua 15 de julho, 329) oferece uma oportunidade para o público – de todas as idades – conhecer um pouco mais sobre a história do Estado por meio de objetos, documentos, fotografias e obras de arte representando a história e a produção artística paranaense. A abertura ocorre às 19 horas, com um recital do pianista João Gustavo Kienen. No programa, obras de compositores paranaenses como Bento Mossurunga, Alceo Bocchino e Brasílio Itiberê ao lado de clássicos de Mozart e Renée Devrainne Frank. A entrada é franca e aberta ao público.

continua após a publicidade

"Paraná: Caminhos da história e da Arte" acontece desde agosto de 2005 e, até outubro de 2006, vai percorrer onze cidades de regiões diferentes do Estado. Na ocasião o público vai conhecer o perfil de cinco diferentes períodos da história do Estado: Paraná Pré-história, com peças arqueológicas e arte rupestre; Paraná Indígena, com objetos dos principais grupos – guarani, kaingang e xetá; Paraná Comarca, com trabalho de artistas estrangeiros que documentaram a vida dos paranaenses nas épocas do ciclo do mate, tropeirismo e emancipação política; Paraná Província e República, apresentando fotografias e objetos da segunda metade do século XIX e começo do século XX e, por fim, Paraná Desenvolvimento, mostrando o progresso dos meios de comunicação, a produção cafeeira e a liberação feminina. Prevalecendo o cunho didático, o projeto busca a interação da comunidade local.

Seminário

No dia 30, acontece no Cine Irati/Unicentro o Seminário da Cultura Paranaense – uma atividade complementar à exposição – que tem por objetivo apresentar, discutir, interagir e trocar informações sobre os diversos aspectos culturais do Estado. Assim, durante um dia, professores e historiadores vão abordar diversos assuntos, principalmente, como se deu a formação da região onde acontece o seminário. As inscrições são gratuitas e todos os participantes receberão certificado emitido pela FAP – Faculdade de Arte do Paraná.

continua após a publicidade

Durante o seminário, além dos palestrantes, também haverá a participação de um contador de "causos" e um violeiro que vão interagir nas palestras contando histórias e cantando modas que fazem parte da herança cultural paranaense. Em Irati estarão participando do Seminário: Roseli Boschilia (Breve História do Paraná e sua Formação Étnica), José Maria Orreda (Irati Caminhos da História), Guizélia Ivone de Almeida Wronski (Mallet, Caminhos da História e da Arte), Cleusi Terezinha Bobato Stadler (Imbituva – Caminhos do Troperismo), Friedel Tealmo Pottker (Território e Territorialidade), Rosemeire Odahara (Panorama da Arte Paranaense), José La Pastina Filho (Patrimônio Material e Imaterial). A Seminário também vai exibir dois curtas metragens produzidos pela Secretaria de Cultura do Paraná: "As muitas faces de um só Paraná" e "Assim nasce a Cultura"

Serviço
"Paraná – Caminhos da História e da Arte" em Irati.
Abertura, dia 29 de março, quarta-feira, às 19 horas, na Casa da Cultura, (R. 15 de julho, 329), com recital do pianista João Gustavo Kienen. As visitas acontecem se segunda-feira a sábado, das 13h30 às 17h30. No período de 29 de março a 30 de abril.
Seminário da Cultura Paranaense. Dia 30, quinta-feira, no Cine Irati/ Unicentro (Travessa Frei Jaime,37 – Centro), a partir das 8h30. Inscrições gratuitas.
Informações no Museu Paranaense, telefone (41) 3304-3300, e-mail museupr@pr.gov.br, no Museu Alfredo Andersen, telefone (41) 3222-8262, e-mail maa@pr.gov.br, no Museu de Arte Contemporânea, (41) 3323-5337, e-mail mac@pr.gov.br, ou ainda no site www.pr.gov.br/seec.

continua após a publicidade