Uma das bandas mais premiadas e reconhecidas de todos os tempos no cenário pop-rock nacional, vem a Curitiba num show que marca o encerramento de sua turnê brasileira em 2005, é a última oportunidade de assisti-los este ano. Dentro da mesma linha do show feito no Memorial da América Latina, o Ira!, apresenta-se em Curitiba em uma produção de Mac Lovio Solek, um show exclusivo, com ingressos limitados, que se encontram a venda no Curitiba Master Hall, Livrarias Curitiba, Armazém do CD e Sumatra Surf e Co.
A banda
No final dos anos 70, no outono da ditadura militar, Edgard Scandurra, fascinado pelo Punk Rock e, em busca desse som, ia a shows na periferia da cidade, para trocar informações com o pessoal. Foi então que Edgard e seu amigo Dino resolveram montar uma banda que tocasse Punk, sem esquecer de Led Zeppelin e Jimi Hendrix, nascia aí o Suburbio.
Mais tarde, Edgard chamou o Nasi para participar do Suburbio, no festival interno do Colégio Objetivo. Nessa época, o grande hit do Suburbio era Pobre Paulista, que mais tarde viraria um dos grandes hits do Ira!.
Em 1980, Edgard foi convocado para servir o exército, e foi lá onde Edgard iria compor N.B. (Núcleo Base), que por sua vez também viraria um grande hit do Ira! , um ano depois (em 1981), Nasi chamaria o amigo Edgard para tocar num show na PUC e ali surgiria o Ira, ainda sem exclamação, e com nome inspirado no Exército Republicano Irlandês. Completavam a formação o baterista Fabio Scatone, e o baixista Adilson.
Dois anos se passaram até que o produtor Pena Schimidt descobriu a banda, nessa época contando com Charles Gavin na bateria (mais tarde baterista dos Titãs) e Dino (velho companheiro do Subúrbio) no contrabaixo, e os levou até a gravadora Warner, onde o Ira gravaria seu primeiro compacto. O disco contava com as músicas Gritos na Multidão e Pobre Paulista.
Sucesso
O estouro do grupo se consolidou quando a música Flores em Você entrou na trilha sonora da novela "O Outro" da Rede Globo. O disco chegaria a marca de 200 mil cópias vendidas. O grupo era aclamado pela mídia, e Edgard Scandurra, merecidamente escolhido pela revista Bizz como o melhor guitarrista brasileiro. Edgard, um canhoto sui generis por não inverter as cordas da guitarra, tocava com grande velocidade e perícia a ponto de impressionar todos seus companheiros da era do Rock.
Em 2000, a banda lança o "Ao Vivo MTV" gravado no Memorial da América Latina, em comemoração aos vinte anos de uma invejável carreira de sucesso. No "track list" não faltavam grandes clássicos como "Tolices", "Envelheço na Cidade", "É assim que me querem" e "Flores em você". Seguido desse grande sucesso de vendagem (cerca de 160.000 cópias em cd e mais de 21.000 em DVD), o Ira!, apresenta-se no Rock In Rio 03 para 250.000 pessoas, o recorde de público do festival. Com certeza um dos momentos mais marcantes na carreira da banda e para os fãs que presenciaram.
O disco
Os arranjos das músicas do show foram impecáveis, às vezes complexos mas nunca pretensiosos, tudo na medida. E olha que misturar cello, percussão e rock não é coisa fácil. Mas a banda conseguiu achar Jonas Moncaio, um celista que entendeu o espírito rock do Ira! e Beto Paciello, um pianista, que trouxe toques de Alladin Sane a várias músicas, os backings competentes de Lino Cris e o charme feminino da percussão de Michele Abu. Completando o time, o ex-Charlie Brown Jr, Thiago, mostrou que virtuosismo também é saber fazer uma ótima base e ressaltar a maestria de Scandurra e seu violão.
É comum afirmar que o Ira! tem um dos melhores guitarristas do Brasil, mas pra quem ainda tem dúvidas, basta ouvir a versão de ?Dias de Luta? em que Scandurra faz um acertado solo com acento flamenco, ou simplesmente prestar atenção aos belos detalhes de seu violão que enriquecem todas as faixas do CD.
Esse disco mostra que o Ira! amadureceu e aprendeu a valorizar o que tem de melhor sem perder a garra do começo de carreira, e prova que foram influência pra muita gente bacana, como a Pitty, que dividiu os vocais com Nasi na faixa ?Eu quero sempre Mais? e Samuel Rosa do Skank, que cantou em ?Tarde Vazia? e até Os Paralamas do Sucesso, cujos três membros participaram de uma versão de ?Envelheço na Cidade?, que terminou com um novo trecho, de levada quase country.
Os fãs mais exigentes podem ainda se deliciar com as cinco músicas inéditas: ?Por amor?, ?Poço de sensibilidade?, ?Flerte fatal?, linda canção com um refrão poderoso e uma letra reveladora, a já citada ?Pra ficar comigo, (Train in vain), e ?Muito além do jardim?, que estará presente apenas no DVD. O disco termina com uma das primeiras músicas do Ira!, ?Núcleo Base?. Definitivamente, os tais dias de luta só fizeram bem a eles.
Mac Produções trouxe mais esta oportunidade para quem é fã da banda, será o último da turnê acústica. O Ira! escolheu Curitiba para fazer seu encerramento em 2005 devido ao grande sucesso de seu último show na cidade.
Serviço
IRA!, SHOW ACÚSTICO MTV
Data: 17/12/05 – sábado
Local: Curitiba Master Hall
Rua Itajubá, 143 ? Portão
Abertura da casa: 22:00 horas
Início do show: 01:30 horas
Venda de ingressos: Livrarias Curitiba, Armazém do CD (Pç. Osório), Sumatra Surf e Co. e no próprio local do evento.
Com a apresentação de carteirinha de estudante ou doando um quilo de alimento não perecível ou brinquedo infantil em bom estado paga-se meia-entrada.
