Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2006, para ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. A premiação é concedida anualmente pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional), órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Nesta edição, o vencedor de cada categoria receberá R$ 14 mil (valor bruto) e um troféu.
A competição é aberta a pessoas, empresas e instituições de todo o País, que tenham realizado projetos de preservação cultural concluídos até 2005. Os programas que já concorreram em edições anteriores e que não foram premiados podem ser reapresentados.
Os projetos realizados no Paraná devem ser encaminhados até 16 de junho para a 10.ª Superintendência Regional do Iphan, localizada em Curitiba. Os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição, um resumo das ações realizadas e material ilustrativo ou audiovisual, como fotografias, livros, cartazes, fitas cassete, cd roms, cds, etc. Uma comissão nacional do Iphan em Brasília analisará os projetos. Os vencedores serão anunciados em agosto.
As categorias para inscrição são sete: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial. O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado em 1987, foi assim denominado em homenagem ao fundador da instituição.
Mais informações pelo telefone (41) 3264-7971. A ficha de inscrição está disponível no site do órgão: www.-iphan.gov.br.