A Academia Internacional de cinema está promovendo o curso Introdução à linguagem da Montagem Cinematográfica, com Felipe Lacerda. O objetivo do curso é familiarizar o público com o processo de montagem cinematográfica. A ênfase é dada sobre a compreensão da montagem enquanto linguagem.
?A montagem interfere em todos os departamentos do filme. Muito além do chavão de ?ditar o ritmo? do filme, a montagem dá o tom do filme inteiro. A montagem é, entre outras coisas, a arte e a técnica da manipulação do tempo e da ênfase para a produção de um sentido. Nas mãos de um montador, um drama pode virar comédia, uma comédia pode se tornar romance, um filme sóbrio pode virar um dramalhão açucarado e assim por diante.? ? Felipe Lacerda.
Ele é dirigido a estudantes e apreciadores de cinema, artes visuais, literatura, e todos aqueles que queiram desenvolver um olhar crítico sobre os filmes que assistem.
Na primeira aula, o curso abordará: As origens da montagem. O que é montagem. O papel do montador no filme. Relação diretor x montador. Autoria e expressão. Tempo, ritmo, compressão e narrativa. Exibição de tomadas de câmera originais que serviram de base a seqüências de filmes lançados comercialmente. Edição de documentário x edição de ficção. Exercício prático e ilustrado de compreensão.
Na segunda aula, o curso abordará: Exibição e comentário de trechos de filmes com exemplos das diversas opções estéticas de montagem.
Os alunos vão ter a oportunidade de editar cenas de um filme nacional de grande sucesso comercial. Terão à disposição todos os takes filmados e coordenarão uma edição final que depois será comparada com a cena que foi oficialmente inserida no filme.
Felipe Lacerda – Biografia
É um dos mais conceituados profissionais do cinema no Brasil. Ao longo de sua carreira tem se destacado tanto na ficção como no documentário. É o editor de filmes enorme sucesso de público e crítica. Entre as ficções destacam-se cinco filmes de Walter Salles, entre eles Central do Brasil e Terra Estrangeira, além de sucessos comerciais como Sexo, Amor e Traição, A Dona da História e O Casamento de Romeu e Julieta. Entre os documentários, co-dirigiu e editou o premiadíssimo Ônibus 174 , roteirizou e editou Nelson Freire e Entreatos ambos dirigidos por João Salles. É responsável também pela edição de mais de 150 comerciais, videoclipes, mini-séries, musicais e documentários para TV as tv?s brasileira, americana e francesa.
Serviço
Introdução à linguagem da Montagem Cinematográfica
Curso com Felipe Lacerda
Dias 15 e 16 de outubro
Sábado e Domingo, das 16h às 19h
Academia Internacional de Cinema
info@aicinema.com.br
(41) 3332-2684
Av. Marechal Floriano Peixoto, 2222
Curitiba/PR 80230-110